UAb - Newsletter
NewsletterUAb
Garanta a recepção da newsletter UAb adicionando o endereço de e-mail newsweb@univ-ab.pt
Se não consegue visualizar esta newsletter, clique aqui  |  www.univ-ab.pt
 
Newsletter Universidade Aberta | Nº 6 | AGOSTO 2009
Nº 6 | AGOSTO 2009  

  Destaques
Link
 
  UAb reforça oferta de Aprendizagem ao Longo da Vida
 
ALV turismo
 
 

A Universidade Aberta (UAb) reforçou a oferta de formação no âmbito da Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV), com o lançamento de uma variedade de cursos inseridos em três tipos de programas: Profissionais, Comunitários e Programas de Estudo Integrado ou Complementar.

  Link
Link
 
  UAb cria Gabinete para a Aprendizagem ao Longo da Vida
 
ALV 2
 
 

A Universidade Aberta (UAb) criou um Gabinete para a Aprendizagem ao Longo da Vida (GALV) com o objectivo de garantir o planeamento e a boa execução dos programas e serviços de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV), uma das prioridades estratégicas da Universidade consagrada nos Estatutos. Entre as atribuições do GALV está a definição de acções e o levantamento de necessidades de formação no âmbito da ALV.

  Link
Link
 
  Estudo independente reconhece pioneirismo do ensino da UAb
 
Estudo Independente
 
 

O trabalho desenvolvido pela Universidade Aberta (UAb) em prol do Ensino a Distância (EaD), sobretudo nos últimos tempos, é reconhecido no estudo «Reforming Distance Learning Higher Education in Portugal», encomendado pelo Ministério da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior de Portugal a um painel de especialistas estrangeiros.

  Link
Link
 
  Laboratório da UAb desenvolve investigação em EaD
 
Lead
 
 

Com investigadores recentemente premiados por uma das maiores redes europeias de Ensino a Distância (EaD), e responsável pelo desenvolvimento do primeiro Modelo Pedagógico Virtual existente em Portugal, o Laboratório de Educação a Distância (LEaD) da Universidade Aberta (UAb) foi criado em 2007, consistindo numa unidade de investigação e desenvolvimento vocacionada para a investigação aplicada e para a formação avançada em EaD, bem como para a prestação de serviços à comunidade, em particular no que respeita à aplicação dos resultados da investigação desenvolvida no seu âmbito.

  Link
Link
 
  2ª fase de inscrições em unidades curriculares isoladas
 
Disciplinas Singulares
 
 

A segunda fase de inscrições em Unidades Curriculares Isoladas (UCI) da Universidade Aberta (UAb) decorre de 24 a 31 de Agosto de 2009. Os interessados podem inscrever-se até um máximo de cinco disciplinas, desde que estejam inscritos num curso de ensino superior ou, tendo completado 21 anos de idade, sejam titulares de habilitação académica de acesso ao ensino superior (independentemente de o terem ou não frequentado), ou de um curso reconhecido como superior ou equivalente.

  Link
Link
 
  Informação para estudantes matriculados até 2008/9
 
Informações
 
 

Este mês decorrem as inscrições em unidades curriculares para os estudantes matriculados na Universidade Aberta (UAb) em anos anteriores ao presente ano lectivo. Assim, aconselha-se uma leitura atenta do Guia Informativo antes de seleccionar as unidades curriculares que pretende frequentar no próximo ano lectivo. Salienta-se que esta inscrição é relativa às unidades do 1º e do 2º semestre.

  Link
Link
 
  Bolsas de Formação Contínua: Candidaturas até 15.09
 
Bolsas Comenius
 
 

O prazo para a 3ª fase de candidaturas às Bolsas de Formação Contínua decorre até 15 de Setembro de 2009. Trata-se de uma das iniciativas do Programa COMENIUS, que são geridas pela Agência Nacional PROALV – Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. A bolsa destina-se a pessoal docente e não docente ligado à educação escolar, de todos os níveis de ensino, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, e a formadores de professores.

  Link
Link
 

  Discurso Directo
Link
 
  Entrevista ao responsável pelo GALV – Prof. Doutor José Sales
 
Prof. Doutor José Sales
 
 

Docente do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da Universidade Aberta (UAb), e especialista em Egiptologia, o Prof. Doutor José Sales é também o responsável pelo Gabinete para a Aprendizagem ao Longo da Vida (GALV) da UAb, serviço criado ao abrigo dos novos estatutos da Universidade. A UAb Notícias conversou com o académico, que explicou em que consiste a Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV), a quem se dirige e como pode contribuir para o desenvolvimento individual e social.

  Link
Link
 

  Left
Sabia Que...  

Mais de 90% do ensino superior a distância em Portugal está a cargo da Universidade Aberta, de acordo com estudo encomendado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a especialistas.

 
Right  


 
Recomendar Newsletter Subscrever Newsletter

Esta mensagem foi enviada de acordo com a legislação em vigor. Caso pretenda deixar de receber newsletters UAb, por favor clique aqui para remover o seu endereço de correio electrónico | Para questões relacionadas com o envio das newsletters UAb contacte por favor o newsweb@univ-ab.pt | Para visualizar correctamente esta newsletter deverá estar ligado à Internet.


Coordenação editorial: Denise Henriques Quintela

Redacção: Denise Henriques Quintela, Ana Cristina Vieira

Concepção e Produção Multimédia: Unidade de Produção e Gestão de Conteúdos de Ensino