UAb - Newsletter
NewsletterUAb
Garanta a recepção da newsletter UAb adicionando o endereço de e-mail newsweb@univ-ab.pt
Se não consegue visualizar esta newsletter, clique aqui  |  www.univ-ab.pt
 
Newsletter Universidade Aberta | Nº 7 | SETEMBRO 2009
Nº 7 | SETEMBRO 2009  

  Destaques
Link
 
  UAb lança oferta pedagógica pioneira de ALV
 
ALV 1
 
 

Com mais de duas dezenas de cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV), disponíveis no ano lectivo de 2009/2010 (estando as candidaturas para estes cursos a decorrer de 21 de Setembro a 26 de Outubro de 2009), a Universidade Aberta (UAb) adiantou-se na mudança de paradigma que se exige hoje às universidades, na procura de soluções educativas que satisfaçam os propósitos de Educação de Pessoas Adultas e de ALV, instituídos no Processo de Bolonha e incentivados pela União Europeia (UE) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

  Link
Link
 
  Programas Profissionais de Aprendizagem ao Longo da Vida
 
ALV 2
 
 

A Universidade Aberta (UAb) lança, neste ano lectivo de 2009/10, uma variedade de cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida, inseridos em três tipos de programas: Profissionais, Comunitários e Programas de Estudo Integrado ou Complementar. Estas formações, de carácter não-formal e informal, têm candidaturas abertas de 21 de Setembro a 26 de Outubro de 2009 (à excepção daquelas que têm início no segundo semestre). Os Programas Profissionais estão vocacionados para a empregabilidade e aperfeiçoamento profissional contínuo, bem como para a formação específica de professores.

  Link
Link
 
  Programas Comunitários de Aprendizagem ao Longo da Vida
 
ALV 3
 
 

Os Programas Comunitários constituem uma das três vertentes da Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) da Universidade Aberta (UAb) e abrangem ofertas pedagógicas provenientes de departamentos ou de docentes da UAb, podendo também resultar da articulação com os Centros Locais de Aprendizagem (CLA) que a Universidade tem no País. As candidaturas decorrem de 21 de Setembro a 26 de Outubro de 2009, à excepção dos Cursos Livres, cujas candidaturas estão agendadas para data próxima ao 2º semestre lectivo de 2009/10.

  Link
Link
 
  Programas de Estudo Integrados ou Complementares de ALV
 
ALV 4
 
 

A oferta pedagógica de Programas de Estudo Integrados ou Complementares é constituída por formações conducentes à obtenção de grau académico ou que complementem habilitações, podendo apresentar-se sob a forma de Unidades Curriculares ou Seminários autónomos, simples ou em módulos. Neste domínio, a Universidade realiza também acções para grupos com necessidades específicas de formação, com o intuito de facilitar a integração e progressão na vida académica e profissional.

  Link
Link
 
  UE elege ALV como prioritária para o progresso económico
 
ALV 5
 
 

A União Europeia (UE) atribui à Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) um importante papel para o desenvolvimento dos Estados-Membros, nomeadamente para o crescimento económico sustentável, empregabilidade, coesão social e protecção do ambiente. Nesse sentido, a Comissão Europeia já levou a cabo várias iniciativas para apoiar a aplicação de estratégias e de acções concretas com vista à realização de um espaço europeu da Aprendizagem ao Longo da vida.

  Link
Link
 

  Discurso Directo
Link
 
  E-learning permite adaptar a aprendizagem à vida profissional
 
Isabel Félix
 
 

O Curso de Profissionalização em Serviço abre portas para o futuro, especialmente para o ensino público. Do ponto de vista pessoal, a formação confere valorização e estímulo para trilhar novos caminhos na minha carreira, nomeadamente tirar um mestrado. Isabel Félix, professora de geografia do 3º Ciclo e Secundário, estudante do Curso de Profissionalização em Serviço da Universidade Aberta

  Link
Link
 

  Left
Sabia Que...  

A Universidade Aberta disponibiliza mais de duas dezenas de programas de Aprendizagem ao longo da Vida. Clique aqui para saber mais.

 
Right  


 
Recomendar Newsletter Subscrever Newsletter

Esta mensagem foi enviada de acordo com a legislação em vigor. Caso pretenda deixar de receber newsletters UAb, por favor clique aqui para remover o seu endereço de correio electrónico | Para questões relacionadas com o envio das newsletters UAb contacte por favor o newsweb@univ-ab.pt | Para visualizar correctamente esta newsletter deverá estar ligado à Internet.


Coordenação editorial: Denise Henriques Quintela

Redacção: Denise Henriques Quintela, Ana Cristina Vieira

Concepção e Produção Multimédia: Unidade de Produção e Gestão de Conteúdos de Ensino