UAb - Newsletter
NewsletterUAb
Garanta a recepção da newsletter UAb adicionando o endereço de e-mail newsweb@univ-ab.pt
Se não consegue visualizar esta newsletter, clique aqui  |  www.univ-ab.pt
 
Newsletter Universidade Aberta | Nº 11 | JANEIRO 2010
Nº 11 | JANEIRO 2010  

  Destaques
Link
 
  UAb nomeia Provedora do Estudante
 
Noticia 1
 
 

A Dra. Maria Leonor Maltez Parreira Cortez dos Santos foi nomeada Provedora do Estudante da Universidade Aberta (UAb), tendo por missão assegurar, com imparcialidade, o respeito pelos direitos, liberdades e garantias dos estudantes, propor soluções de índole lectiva, ou administrativa, entre a Universidade e os estudantes, e emitir regularmente recomendações e reflexões sobre assuntos da sua competência. A nomeação enquadra-se no disposto no artigo 25° do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior e no artigo 79° dos Estatutos da UAb.

  Link
Link
 
  Reitor da UAb eleito presidente da EADTU
 
Noticia 2
 
 

O Reitor da Universidade Aberta (UAb), Prof. Doutor Carlos Reis, foi eleito Presidente da EADTU (European Association of Distance Teaching Universities: http://www.eadtu.nl/), a principal rede europeia de ensino superior a distância. O mandato, de dois anos, teve início a 1 de Janeiro de 2010. O Reitor Carlos Reis é o primeiro reitor português a presidir a uma associação desta amplitude, sucedendo no cargo ao presidente cessante, Prof. David Vincent, da Open University do Reino Unido.

  Link
Link
 
  Estudantes UAb: Exames e P-Fólios a realizar em Janeiro
 
Noticia 3
 
 

Os exames e p-fólios da época normal começam no final de Janeiro de 2010.Assim, os estudantes da Universidade Aberta (UAb) devem consultar o Calendário de Provas Presenciais, aqui disponibilizado, e também no Portal Académico. Já na página dos locais de exame encontra-se a lista de todos os locais onde se realizam as provas em Portugal Continental e Regiões Autónoma, bem como em Países Estrangeiros.

  Link
Link
 
  Portal dá acesso livre a documentação académica portuguesa
 
Noticia 6
 
 

O Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) garante o acesso, através da internet, a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações apresentadas em conferências, teses e dissertações. O portal centraliza os repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior e de outras organizações de I&D. Neste momento, o RCAAP agrega 25 instituições, entre as quais se encontra a Universidade Aberta.

  Link
Link
 
  Candidaturas a cursos ALV: 25 de Jan. a 12 de Fev.
 
ALV
 
 

As candidaturas aos cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV), que a Universidade Aberta (UAb) realiza no 2º semestre, decorrem de 25 de Janeiro a 12 de Fevereiro de 2010. Assim, são disponibilizadas uma variedade acções, inseridas nos Programas Profissionais e Comunitários de ALV da UAb. As candidaturas são formalizadas online e o custo de cada iniciativa consta do Preçário ALV.

  Link
Link
 
  “Educação para a Cidadania” em debate no CLA de Coruche
 
Cidadania
 
 

O Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) em Coruche recebe uma conferência do Ciclo Educação para a Cidadania: Rotas de Intervenção, no dia 23 de Janeiro de 2010, das 11h às 13h. A iniciativa pretende promover o debate sobre esta temática nos vários CLAs da UAb, tendo como conferencista o Prof. Doutor Hermano Carmo, docente da UAb.

  Link
Link
 
  INE publicou estudo sobre impactos da ALV em Portugal
 
Noticia 8
 
 

A participação dos portugueses adultos em acções de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV), e o contributo destas para a empregabilidade, foram alguns dos aspectos estudados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e divulgados na publicação “Aprendizagem ao Longo da Vida – Inquérito à Educação e Formação de Adultos 2007”. O trabalho concluiu que, em 2007, aproximadamente um terço da população, com idades compreendidas entre os 18 e 64 anos, desenvolveu alguma actividade inserida na ALV (educação formal ou não formal).

  Link
Link
 
  Docente UAb eleito Académico da Real Academia de La Historia
 
João Luis Cardoso
 
 

O Prof. Doutor João Luís Cardoso, Presidente do Conselho Científico e Professor Catedrático de Pré-História e Arqueologia da Universidade Aberta (UAb) portuguesa, foi eleito Académico Correspondente da Real Academia de la Historia, de Madrid. Com a eleição - por proposta subscrita pelos Doutores M. Almagro Gorbea, Gómez-Moreno e J. M. Blázquez, Catedráticos de História Antiga de diversas universidades espanholas - o Prof. Doutor João Luís Cardoso tornou-se no primeiro pré-historiador português das últimas décadas a integrar a prestigiada academia.

  Link
Link
 

  Discurso Directo
Link
 
  Alimentação e Sustentabilidade
 
Ana Paula Vaz
 
 

Os comportamentos alimentares têm, recentemente, vindo a sofrer profundas alterações. Aumentou a procura por melhor qualidade, e cada vez mais o consumidor se preocupa tanto em alimentar-se mais saudavelmente como em adquirir alimentos com reduzido impacte no ambiente. Profª Doutora Ana Paula Vaz Fernandes, Coordenadora da Secção das Ciências Aplicadas, Ambiente e Sociedade (SCAAS) do DCeT - Departamento de Ciências e Tecnologia da Universidade Aberta

  Link
Link
 

  Left
Sabia Que...  

A Universidade Aberta celebrou um protocolo de cooperação com o Tribunal de Contas (TC), tendo em vista a realização de actividades relevantes para o controlo financeiro dos recursos públicos e respectivo aprofundamento científico.

 
Right  


 
Recomendar Newsletter Subscrever Newsletter

Esta mensagem foi enviada de acordo com a legislação em vigor. Caso pretenda deixar de receber newsletters UAb, por favor clique aqui para remover o seu endereço de correio electrónico | Para questões relacionadas com o envio das newsletters UAb contacte por favor o newsweb@univ-ab.pt | Para visualizar correctamente esta newsletter deverá estar ligado à Internet.


Coordenação editorial: Denise Henriques Quintela

Redacção: Denise Henriques Quintela, Ana Cristina Vieira

Concepção e Produção Multimédia: Unidade de Produção e Gestão de Conteúdos de Ensino