UAb - Newsletter
NewsletterUAb
Garanta a receção da newsletter UAb adicionando o endereço de e-mail newsweb@univ-ab.pt
Se não consegue visualizar esta newsletter, clique aqui  |  www.uab.pt
 
Newsletter Universidade Aberta | Nº 23 | janeiro 2011
Nº 23 | janeiro 2011  

  Destaques
Link
 
  Exames de recurso para estudantes em avaliação contínua
 
Notícia 1
 
 

Os estudantes da Universidade Aberta (UAb) inscritos no regime de avaliação contínua podem, no ano letivo de 2010/2011, solicitar a realização de exame na época de recurso, quando o somatório dos efólios de uma dada unidade curricular não atinja um mínimo de 3,5 valores (correspondente a 50% do mínimo exigido).

Assim, mantém-se o estabelecido no passado ano letivo nas Normas relativas à aplicação do regime de avaliação contínua sobre a possibilidade de realização de exame na época de recurso.

  Link
Link
 
  Cursos de ALV com candidaturas em janeiro
 
Notícia 2
 
 

Durante este mês, a Universidade Aberta (UAb) tem a decorrer inscrições para nove cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida. Assim, até 10 de janeiro, estão abertas as candidaturas para dois Programas de Formação Profissional: o Curso de Especialização em Direção de Segurança e o Curso de Gestão da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.

  Link
Link
 
  Reitor Carlos Reis reúne com estudantes na Terceira
 
Notícia 3
 
 

O Reitor da Universidade Aberta (UAb), Prof. Doutor Carlos Reis, vai encontrar-se com os estudantes da UAb da ilha Terceira, no dia 11 de janeiro de 2011, às 18h30m. Nesta iniciativa, o Reitor pretende analisar as perspetivas de desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da UAb (CLAs), no quadro do mais amplo desenvolvimento da Universidade Aberta, pelo que considera que será importante escutar o contributo de quantos nesse encontro possam participar, sobre esse e eventualmente sobre outros assuntos.

  Link
Link
 
  UAb coopera com Universidade dos Açores
 
Notícia 4
 
 

A Universidade Aberta (UAb) celebrou um Protocolo de Cooperação com a Universidade dos Açores, com os objetivos de realizar ofertas pedagógicas conjuntas em blearning; concretizar novos cursos, que devem conduzir a dupla titulação; e desenvolver ações de investigação colaborativas, no domínio do Ensino a Distância (EaD).

  Link
Link
 
  Conferências sobre “Saramago e o sentido da história”
 
Notícia 5
 
 

Saramago e o sentido da história é o título das conferências que o Reitor da Universidade Aberta (UAb), Prof. Doutor Carlos Reis, vai proferir na próxima semana. A primeira vai decorrer na Casa das Tias de Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória (ilha Terceira, Açores), no dia 11 de janeiro, às 20h; e a segunda vai realizar-se no Clube Literário do Porto, no dia 13 de janeiro, às 21h30. Ambas terão entrada livre mas carecem de inscrição.

  Link
Link
 
  UAb disponibiliza online recursos audiovisuais
 
Notícia 6
 
 

O sistema Vimeo foi adotado pela Universidade Aberta (UAb) para o alojamento e divulgação dos seus conteúdos audiovisuais na internet. Com base neste recurso, passarão a ser divulgadas as emissões da UAb na RTP 2 a partir do portal da Universidade, bem como outros conteúdos em streaming.  Entre as vantagens do Vimeo encontra-se a transmissão de vídeo com elevada qualidade e a possibilidade de divulgação em dispositivos móveis como ipads, ipods e iphones.

  Link
Link
 
  Politécnico de Santarém inspira-se no elearning da UAb
 
Notícia 7
 
 

O Instituto Politécnico de Santarém (IPS) inspirou-se no modelo pedagógico de elearning da Universidade Aberta (UAb) para os cursos de 2º ciclo, sobretudo no trabalho realizado no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPEL) da UAb e no Laboratório de Educação a Distância (LEaD), para desenvolver uma plataforma de comunicação inclusiva integrando várias tecnologias para o Ensino a Distância (EaD), que deverá estar totalmente implementada em 2012, no IPS.

  Link
Link
 
  Moodle indisponível na manhã de 20.01
 
Notícia 8
 
 

Por motivos de manutenção, a Plataforma de ELearning (Moodle) da Universidade Aberta (UAb) vai estar indisponível no dia 20 de janeiro de 2011, das 2h às 14h, pelo que se agradece a melhor compreensão dos estudantes e dos docentes para esta situação. 

  Link
Link
 

  Discurso Directo
Link
 
  O que valem as palavras
 
DD
 
 

O filósofo grego Stilpon de Megara (380-300 a. C) perdeu a mulher e os filhos num incêndio, mas, ao sair das ruínas, afirmou: Tenho tudo o que é meu comigo. Muitos séculos mais tarde, ao tomar conhecimento desta história, o filósofo espanhol Baltasar Gracián escreveu, num pequeno mas precioso livro chamado A Arte da Prudência (1647), que Stilpon de Megara era todas as suas coisas e, levando-se a si próprio, levava tudo, para concluir que Quem for capaz de viver por si só não terá nada de bruto, mas muito de sábio e tudo de Deus. E escreveu um aforismo: o sábio basta-se a si mesmo.

  Link
Link
 

  Left
Sabia Que...  

a UAb concede 12% de desconto nas encomendas feitas na loja online?

 
Right  


 
Recomendar Newsletter Subscrever Newsletter

Esta mensagem foi enviada de acordo com a legislação em vigor. Caso pretenda deixar de receber newsletters UAb, por favor clique aqui para remover o seu endereço de correio eletrónico


Coordenação editorial: Denise Henriques Quintela

Redação: Denise Henriques Quintela, Ana Cristina Vieira

Conceção e Produção Multimédia: Unidade de Produção e Gestão de Conteúdos de Ensino