UAb - Newsletter
NewsletterUAb
Garanta a recepção da newsletter UAb adicionando o endereço de e-mail newsweb@univ-ab.pt
Se não consegue visualizar esta newsletter, clique aqui  |  www.univ-ab.pt
 
Newsletter Universidade Aberta | Nº 4 | JUNHO 2009
Nº 4 | JUNHO 2009  

  Destaques
Link
 
  “Gestão da Caça e do Espaço Rural†com inscrições abertas
 
Gestão Caça
 
 

O curso de Gestão da Caça e do Espaço Rural tem inscrições abertas durante o mês de Junho de 2009. A formação inicia-se em Outubro, sendo antecedida, em Setembro, por um módulo de ambientação ao contexto de e-learning. Trata-se de uma oferta pedagógica preparada no âmbito da Aprendizagem ao Longo da Vida, uma das prioridades estratégicas da Universidade Aberta (UAb), que pretende satisfazer necessidades de formação locais, empresariais e de determinados grupos profissionais.

  Link
Link
 
  Informações úteis para matrículas e inscrições
 
Informações
 
 

De 15 a 30 de Junho de 2009 decorrem as matrículas para o 1º. ano pela primeira vez, relativamente ao ano lectivo de 2009/10, devendo o estudante ter em atenção os  seguintes aspectos importantes:

No acto da matrícula/inscrição deve indicar um endereço de correio electrónico válido e pessoal, desaconselhando-se os endereços institucionais;

  Link
Link
 
  Estudantes PLOP: Candidaturas à UAb até 30 de Junho
 
Estudantes PLOP
 
 

Efectuam-se, até 30 de Junho de 2009, as candidaturas para o próximo semestre vestibular da Universidade Aberta (UAb), que tem início em Março de 2010 e se destina exclusivamente a quem reunir todas as seguintes condições: ser natural e residente num País de Língua Oficial Portuguesa (PLOP), ter 21 anos de idade e ser titular da 12ª classe ou equivalente. A aprovação em todas as unidades curriculares do semestre vestibular permite o ingresso num curso de 1º ciclo (licenciatura) da UAb.

 

  Link
Link
 
  Candidaturas para mestrados UAb durante o mês de Junho
 
Candidaturas Mestrados
 
 

No âmbito da oferta pedagógica de 2º ciclo da Universidade Aberta (UAb), estão a decorrer as candidaturas para os seguintes mestrados: Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares;  Gestão / MBA;  Supervisão Pedagógica; Estudos do Património; Administração e Gestão Educacional; Relações Interculturais; Comércio Electrónico e Internet; Cidadania Ambiental e Participação; Ciências do Consumo Alimentar; Estatística, Matemática e Computação.

  Link
Link
 
  UAb recebe workshop sobre ensino da “Matemática a Distânciaâ€
 
Workshop Matemática
 
 

O workshop “Matemática a Distância no Contexto Ibérico†vai realizar-se na Universidade Aberta (UAb), de 24 a 26 de Junho de 2009, com o intuito de promover a troca de experiências sobre o ensino da matemática a distância no âmbito universitário, com enfoque no contexto ibérico. Durante o evento serão analisadas as metodologias aplicadas pelas três instituições organizadoras: Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), UAb e Universitat Oberta de Catalunya (UOC).

 

  Link
Link
 
  Investigadores: Candidaturas abertas para Acções Marie Curie
 
Acções Marie Curie
 
 

As candidaturas para as Acções Marie Curie individuais, de apoio à mobilidade e desenvolvimento da carreira de investigadores, decorrem até 18 de Agosto de 2009. O programa da Comissão Europeia destina-se a investigadores com o grau de doutor, ou quatro anos de investigação a tempo inteiro.

  Link
Link
 
  Procura de douramentos aumenta em Portugal
 
Procura Doutoramentos
 
 

A procura de doutoramentos aumentou significativamente nos últimos anos, em Portugal. Dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sobre a evolução de inscritos no 1º ano pela 1ª vez entre os anos lectivos de 2000-2001 e 2007-2008, revelam um crescimento expressivo no número de estudantes que desejam o grau de “Doutorâ€.

 

  Link
Link
 

  Discurso Directo
Link
 
  Para uma estratégia de ALV na Universidade Aberta
 
Prof. Domingos Caeiro
 
 

Apesar do aumento de estudantes no ensino superior verificado, em Portugal nas últimas três décadas, estamos, ainda, longe de atingir o número de diplomados capazes de contribuir, de forma decisiva, para alcançar a qualificação científica e tecnológica, da população em geral, que permita um desenvolvimento criativo, inovador e competitivo, com elevados padrões de produtividade, de qualidade e de originalidade. Prof. Doutor Domingos Caeiro, Pró-Reitor da Universidade Aberta, no pelouro de Assuntos Académicos e Extensão Universitária.

  Link
Link
 

  Left
Sabia Que...  

A UAb tem 153 docentes, sendo que mais de 80% são doutorados.

 
Right  


 
Recomendar Newsletter Subscrever Newsletter

Esta mensagem foi enviada de acordo com a legislação em vigor. Caso pretenda deixar de receber newsletters UAb, por favor clique aqui para remover o seu endereço de correio electrónico | Para questões relacionadas com o envio das newsletters UAb contacte por favor o newsweb@univ-ab.pt | Para visualizar correctamente esta newsletter deverá estar ligado à Internet.


Coordenação editorial: Denise Henriques Quintela

Redacção: Denise Henriques Quintela, Ana Cristina Vieira

Concepção e Produção Multimédia: Unidade de Produção e Gestão de Conteúdos de Ensino