Discurso Direto



A Universidade Aberta em Angola – Experiência de E-Learning Empresarial

DD

O e-learning empresarial não é, ainda, na Universidade Aberta uma área com grande implantação ou visibilidade. Esta é, porém, uma das vertentes que maior possibilidade de crescimento pode oferecer num futuro próximo, quer pela progressiva aceitação da utilização da modalidade específica de e-learning no âmbito da formação profissional, quer pelas enormes potencialidades que apresenta no desenho de formações “à medida”, de acordo com as necessidades e solicitações do mundo empresarial.

A possibilidade de adequar a frequência de um curso ao estilo de aprendizagem e às necessidades particulares de cada formando ou grupo de formandos é, de facto, uma vantagem que começa a ser reconhecida, muito além das fronteiras do espaço europeu de Educação e de Formação ao Longo da Vida.

A Unidade para a Aprendizagem ao Longo da Vida (UALV) da Universidade Aberta (UAb) foi identificada e escolhida pela empresa angolana Gemini – Gestão de Empreendimentos para desenvolver um Curso de Formação de Formadores em Direção de Segurança Privada.

O e-learning empresarial é realmente uma das apostas da UALV, que se afirma no panorama da formação de nível superior como uma unidade com maturidade e experiência reconhecidas, quer pela qualidade da sua bolsa de formadores, quer pela diversidade da sua oferta formativa.

A apresentação das características inerentes ao Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta e o Módulo de Ambientação Online, destinado, essencialmente, a dotar os formandos das necessárias destrezas para o posterior trabalho a distância, em e-learning, tiveram lugar presencialmente no centro de formação da empresa angolana, em Luanda, de 20 a 25 de janeiro de 2014. Os 30 formandos selecionados pela empresa e validados pela UAb, através de apreciação curricular, tiveram, ainda, oportunidade de conhecer em pormenor os conteúdos dos vários módulos integrados neste Curso, que se desenvolverá ao longo de 30 semanas (390 horas de trabalho), bem como dos respetivos objetivos e competências.

Ao longo da formação presencial estabeleceu-se uma forte interação entre formandos e formadores e, também, uma espontânea partilha de ideias e de experiências com o Conselho de Administração da Gemini, com vista ao estabelecimento de potenciais linhas de atuação e colaboração, voltadas para a formação e qualificação do seu extenso corpo de funcionários/colaboradores.

A equipa reitoral da Universidade Aberta, os formadores do Curso e a própria estrutura diretiva e administrativa da Gemini estão conscientes da importância deste passo, pioneiro no campo do e-learning empresarial e, a par da forte expetativa gerada nos formandos, estão perfeitamente mobilizados e sintonizados para assegurar, com exigência e rigor, uma formação de qualidade. Como dizem os angolanos amiudadas vezes: “Estamos juntos!”. Estamos juntos e convictos na consolidação deste projeto de e-learning empresarial.

Prof. doutor José das Candeias Sales
pró-reitor para a Aprendizagem ao Longo da Vida


Imagem

Imagem


Mais notícias...

I Jornadas Internacionais Online de Educação e Inovação
III Seminário em Liderança Educacional
Preparação para Provas de Acesso à Universidade para M23
Formação contínua de professores
Spinger lança obra editada por docentes da UAb
UAb doa manuais a estudantes carenciados
Ensina: UAb associa-se a projeto da RTP
UAb coopera com Instituto da Segurança Social

Ver Newsletter

 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3