Discurso Direto



Bibliotecas da UAb

DD

Os Serviços de Documentação (SD) da Universidade Aberta (UAb) têm como objetivo facultar o acesso à informação especializada nos vários domínios de atividades de ensino e de investigação científica desenvolvidas na Instituição. Com um acervo documental repartido por três bibliotecas (Lisboa, Coimbra e Porto), servem uma comunidade de cerca de 13 mil potenciais utilizadores, entre estudantes, docentes e investigadores da UAb, bem como utilizadores externos, que se podem encontrar fisicamente em qualquer lugar do mundo.

O modelo pedagógico da UAb exige que o estudante desenvolva uma série de competências interpessoais que possibilitem a realização de uma aprendizagem autónoma com sucesso. Nesse sentido, e de forma a assumir um papel ativo no processo de ensino-aprendizagem, os SD têm efetuado uma aposta na formação de utilizadores.

O Serviço de Formação de Utilizadores e o Serviço de Referência e Pesquisa têm como objetivo principal orientar e apoiar os utilizadores para uma boa utilização dos recursos. Ao promover o acesso e a compreensão dos recursos de informação, pretendemos potenciar a utilização dos conteúdos e rentabilizar o investimento efetuado.

Porque queremos estar onde e quando os nossos utilizadores precisam da nossa ajuda, temos vindo a disponibilizar Tutoriais web relativos à utilização de recursos e de serviços como o acesso à b-on, ao Repositório Aberto, a questões de Copyright e de Normalização de Referências Bibliográficas. Apesar de estimularmos e promovermos a autonomia dos nossos utilizadores, estamos disponíveis para lhes oferecer, sempre que o solicitem, um apoio personalizado. Todas as solicitações relativas à consulta ou aquisição de recursos ou de formação, bem como as dúvidas ou sugestões, podem ser enviadas das mais diversas formas, desde o contacto presencial nos nossos espaços físicos, ao envio de formulários eletrónicos disponibilizados no portal da UAb, onde estão igualmente disponíveis os contactos telefónicos dos colaboradores dos SD.

Para fazer face ao atual paradigma motivado pela conjuntura económica, tem sido efetuado um esforço no sentido de redimensionar os serviços e os recursos disponibilizados, desenhando estruturas de apoio baseadas na partilha efetiva de recursos. Assim, para além do acesso à consulta, presencial ou domiciliária, de um acervo constituído por cerca de 50.000 títulos cujos temas abarcam as mais diversas áreas do saber, pesquisáveis através do Catálogo online, os utilizadores das bibliotecas da UAb têm à sua disposição um conjunto de recursos eletrónicos como bases de dados referenciais e de texto integral, de revistas e de livros eletrónicos, de catálogos coletivos e de repositórios científicos em acesso aberto.

Os recursos disponibilizados na nossa Biblioteca Digital são constituídos por recursos subscritos por assinatura, apenas acessíveis à comunidade académica da UAb e a quem nos consulta presencialmente, e por um grande conjunto de recursos em acesso aberto.

Para além dos recursos passíveis de acesso direto pelos utilizadores, disponibilizamos um Serviço de Empréstimo Interbibliotecas que permite, em função dos protocolos de colaboração que temos vindo a estabelecer com outras bibliotecas, aceder ao empréstimo domiciliário de documentos não existentes no nosso acervo documental.

Porque entendemos que as bibliotecas devem ter um papel ativo na criação de mecanismos alternativos que facilitem o acesso à informação aos utilizadores com necessidades especiais, nomeadamente aos utilizadores cegos ou com baixa-visão, temos trabalhado em estreita articulação com o projeto Acessibilidades, de modo a assegurar a estes utilizadores o acesso aos conteúdos de que necessitam.  

Para estabelecer parcerias sólidas neste processo de intermediários no acesso, produção e difusão do conhecimento, muito caminho há ainda a percorrer. O nosso grande objetivo é responder ou mesmo superar as expetativas de todos os nossos utilizadores e em paralelo contribuir para o aumento do seu nível de literacia de informação. A nossa aposta passa pela disponibilização de conteúdos e de recursos que potenciem a sustentação das Bibliotecas da UAb como elementos fulcrais no processo de ensino, de aprendizagem e de investigação desenvolvido pela nossa Academia.

Mestre Madalena Carvalho
Coordenadora dos Serviços de Documentação da Universidade Aberta




Mais notícias...

Exames de ingresso na UAb: Acesso Específico e M23
Eleição para o Conselho Pedagógico por voto eletrónico
Benção das Pastas e Queima das Fitas 2014
Apresentação de obras de docentes da UAb
Ministério do Ensino Superior de Cabo Verde e UAb cooperam
UAb coopera com Câmara da Ribeira Grande
LE@D da UAb participa no projeto europeu EMMA
Formações gratuitas: eLibraryUSA e EBSCO

Ver Newsletter

 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3