Discurso Direto



Programa da UAb na RTP 2 com mais de 150 000 espetadores

DD

O sucesso do programa da Universidade Aberta (UAb) na RTP 2 deve-se sobretudo ao empenho da pequena equipa da ACM – Área de Composição Multimédia da UAb, aos colaboradores externos residentes no programa – a jornalista e pivô Raquel Santos, o locutor José Candeias, o técnico da FCCN, Cláudio Silva, que para nós representa a excelente colaboração desta instituição – sem esquecer as dezenas de estudantes e professores que, quinzenalmente, aceitam fazer parte do “elenco ”.

Assinalo a data de 22 fevereiro de 2014, pois significou o começo de uma nova etapa da parceria da UAb com a RTP, com um programa renovado, mais temático e aberto às questões que envolvem a Educação a Distância em Portugal e no resto do mundo. Incidimos especialmente na oferta pedagógica da UAb – cursos formais de 1.º, 2.º e 3.º ciclo e cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida – e procuramos debater as tecnologias que suportam o modelo pedagógico da UAb.

Esta é também uma nova etapa para nós, na ACM. Assinala o reconhecimento das competências técnicas e concetuais de um grupo com muitos anos de experiência em televisão, capacitado para assumir a produção de um programa de informação institucional e cultural, determinado em aperfeiçoar continuamente a sua forma de abordar conteúdos complexos e de responder atempadamente aos desafios do mundo digital na área do audiovisual. Por isso, a Web TV da UAb é um dos nossos próximos desafios.

“Fazer televisão” envolve a realização de tarefas complexas mas desafiadoras. A TV é inesgotável nos conteúdos que pode apresentar e representar e, por isso mesmo, torna-se um estímulo para quem a “faz” todos os dias. Quer nas formas de representar o real, quer nos modos de o recriar, o audiovisual é um mundo de opções abertas. Hoje, com a profusão de novas tecnologias, a TV é um medium cada vez mais acessível a todos os públicos. A receção de vídeo em diversos suportes, a especialização das audiências, a fragmentação do “grande público” e a possibilidade de acesso em diversos horários ampliam as suas potencialidades educativas e informativas, que passam não só pela divulgação e acesso ao conhecimento, mas também por propostas de comportamentos e de atitudes positivas em relação ao mundo em que vivemos.

No Magazine da UAb pretende-se partilhar um pouco de tudo aquilo que a televisão oferece no seu melhor como serviço público na convergência com a sociedade civil: propõe-se um mosaico de informações e uma reflexão sobre a educação e as novas tecnologias; proporcionam-se momentos de cultura, com o rigor e a atualidade que são próprias de uma Universidade; dão-se a conhecer eventos científicos e institucionais, através da reportagem e do depoimento. No campo da divulgação, propomos ao potencial estudante caminhos sustentáveis de sucesso pessoal e profissional através do investimento em educação, enfatizando as vantagens do elearning e reforçando o caráter de excelência do ensino na UAb.

Como se produz um programa deste tipo? Essencialmente com empenho, criatividade e espírito de equipa.

Neste processo salientamos também a experiência adquirida através da colaboração em anos anteriores com a produtora independente Terra Líquida Filmes, fundamental para o estabelecimento de um formato específico de programa.

Atualmente a ACM assegura todas as etapas de produção, incluindo a conceção do programa, a captação de imagens e a edição, procurando levar ao público aquilo que “move” a Universidade Aberta “por dentro”, levando a Universidade para “fora”, ouvindo outras opiniões e investigando as histórias que podem ser contadas em nome do acesso ao conhecimento universalizante que carateriza, desde o seu início, a missão das Universidades.

Já agora que falamos de histórias para serem contadas, de casos pessoais de sucesso: caros estudantes, caros professores têm alguma para nos contar?

Mestre Maria João Guerreiro
Gestora de projeto das emissões da UAb na RTP2



Mais notícias...

UAb disponibiliza serviço de pagamentos online
Mestrados e Doutoramentos com candidaturas abertas
Licenciaturas: candidaturas até 04.07
Pós-graduações em candidatura
Concurso Investigador FCT – 2014
Estudantes satisfeitos com desempenho da UAb
Seminário Pensar a Administração Local
Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior

Ver Newsletter

 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3