Discurso Direto



Um Percurso Profissional mudado pela Universidade Aberta

DD

Ao ingressar na UAb, em 2007, para realizar o Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares, não tinha consciência de como este facto iria mudar a minha vida pessoal e profissional.

Perdidos os medos de um Mestrado realizado a distância e, concomitantemente, da plataforma Moodle, depressa me apercebi dos desafios lançados por fazer parte de uma turma com inúmeras idiossincrasias, cujos elementos viviam e estudavam em fusos horários bem diferentes! A oportunidade de conviver e trabalhar (por vezes freneticamente) com todos, abriu-me uma enorme janela para o mundo do conhecimento sem restrições de tempo e/ou de espaço.

Durante a realização do Mestrado, a minha vida pessoal, assim como a profissional, mudou. Tornei-me mais autoconfiante, com um maior grau de autoestima e fui desenvolvendo, progressivamente, uma capacidade de refletir sobre a minha profissão, de questionar as minhas práticas e os resultados das mesmas, num processo evolutivo de professora/ investigadora reflexiva e crítica. Partilhei as novas aprendizagens não só com os colegas de turma do Mestrado, mas também com os meus pares da Escola Secundária Dr. José Afonso - Seixal, algo extremamente gratificante, pois creio ter contribuído para tornar a escola menos fechada em si mesma e mais aprendente.

Em dezembro de 2009, a conclusão do Mestrado permitiu a publicação do livro A Interculturalidade na escola e as Narrativas de Expressão Oral em coautoria com a orientadora prof.ª doutora Rosa Maria Sequeira, docente do Departamento de Humanidades (DH) da UAb. O facto de ser colaboradora do Centro de Estudos para as Migrações e Relações Interculturais (CEMRI) da UAb agilizou o processo de publicação pela Lidel, edições técnicas.

Atualmente encontro-me a realizar o Doutoramento em Educação, na vertente Interculturalidade, na UAb, dando continuação ao processo de aprendizagem que nos é, todos os dias, exigido pela profissão que temos: ser professor(a).

Mestre Dulce Oliveira
Estudante do Doutoramento em Educação da UAb



Mais notícias...

Licenciaturas: acessos diretos e transferências
Mandarim: UAb leciona curso de iniciação
Formação Contínua de Professores
Mestrados e doutoramentos em candidaturas
Curso online gratuito: Alterações Climáticas no quotidiano
Cooperação com Ensino Superior de Moçambique e de S. Tomé
UAb gera empreendedorismo criativo junto de desempregados
UAb lidera projeto para alunos com necessidades especiais

Ver Newsletter

 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3