Discurso Direto



Staff Training Week na Universitat Oberta da Catalunha

DD

Deparei-me muito mais cedo do que esperava com a possibilidade de participar nesta Staff Training Week do programa Erasmus+. Após refletir um pouco, apercebi-me que o único inconveniente seria não aproveitar esta experiência e, diminuindo a resistência ao incerto (que sempre existe!), abri os braços e encarei o desafio. Parti com a mente aberta e a ambição de aprender as melhores práticas e partilhar as dificuldades e experiências, numa Universidade com a qual a Universidade Aberta tanto tem em comum.

Comecei a minha aventura, bem cedo pela manhã do dia 10 de maio, num voo Lisboa-Barcelona, direto e sem sobressaltos. Quando cheguei, comprei um bilhete de transporte para vários dias e fiz mais uma viagem, desta vez de comboio, até ao centro da cidade.
Uma vez aí chegada, inspirei repetidas vezes a cultura, a animação e a alegria daquela cidade maravilhosa. No hotel dei uma última vista de olhos à minha apresentação sobre a Universidade Aberta. Tudo estava preparado para dar início à semana de trabalho.

O dia seguinte (o primeiro desta Staff Training Week) começou num palacete da Av.Tibidabo, surpreendentemente moderno no seu interior, onde fomos recebidos pelo Reitor Prof. Josep Planell e pelo Director de Desenvolvimento Internacional Prof. John Zvereff, que nos deram conta do que se ia passar ao longo da semana, criando de imediato um clima de descontração. Seguiram-se as apresentações das Universidades participantes e respetivos serviços. Almoçámos na cafetaria do edifício e prosseguimos com reuniões onde há sempre lugar a apresentações e espaço para perguntas e respostas.

O segundo dia prosseguiu com a partilha de modelos e de tecnologia. Foram debatidas as diversas estratégias governamentais e particularmente as ligadas à sustentabilidade. Concluímos que todos buscamos o mesmo mas nem sempre podemos ser comparáveis.
O terceiro dia decorreu noutro edifício denominado 22@, onde nos foi dado a conhecer o sonho de converter todos os livros em e-books, onde divergem as opiniões sobre a “cloud” e onde nos assombramos com os números de alunos, de funcionários, de propinas… Terminámos o dia e aproveitámos a luz, em várias línguas, num passeio pelas ramblas.
O quarto dia foi o que eu mais esperava. Apenas eu e Thomas da FernUniversität de Hagens fomos levados a Castelldefels às instalações informáticas, a cerca de 30 km do centro da cidade. Deparámo-nos com uma equipa de mais de uma centena de informáticos, onde não faltavam pessoas de várias nacionalidades. Falámos da arquitetura, do software, das redes e comunicações e dos planos futuros. Terminámos com a visita aos datacenters, onde fomos esmagados pela dimensão e onde recolhemos experiências bastante interessantes.
Regressámos a Barcelona bem a tempo da noite sociocultural. O programa foi o mais agradável que se possa imaginar e sempre maravilhosamente acompanhados pela nossa anfitriã Lourdes Gil. Começámos por uma visita guiada ao bairro gótico e prosseguimos para um jantar onde partilhámos experiências e tradições dos nossos países. Terminámos à boa maneira catalã com um brinde de Cava. Acabei este dia com o peso da nostalgia de que o próximo seria o último.
E o último foi emotivo. Sentimos isso nos abraços bem apertados e nas palavras de despedida.
Recomendo a todos esta experiência. Pessoalmente alarguei os meus horizontes, enriqueci a minha visão do mundo académico além-fronteiras e ainda tive tempo para me deslumbrar com a arte de Gaudi. Imperdível!

Dr.ª Emília Macedo
Coordenadora dos Serviços de Informática da Universidade Aberta



Mais notícias...

Nova edição do Curso de Profissionalização em Serviço na UAb
Candidaturas a Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos
Consórcio Universidade Aberta – Universidade de Coimbra
CLA da UAb em feira de Turismo, Ambiente e Desenvolvimento
Concurso para logótipo do International Forum on Management
Escola de Verão da Sociedade Portuguesa de Matemática
Inquérito aos estudantes da UAb
Bolsas oferecidas pela Confederação Suíça

Ver Newsletter

 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3