Discurso Direto



Mestrado da UAb - testemunho de um percurso

DD

Ao longo dos anos tenho encontrado pessoas com estruturas de pensamento muito interessantes e instituições de ensino que têm sido um verdadeiro estímulo para o meu percurso pessoal, científico e profissional. A UAb é um exemplo desta realidade. O Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia que realizei em 2000, nesta instituição, correspondeu a um trabalho de elaboração de conhecimento que me devolveu uma enorme satisfação intelectual.

Na altura, as aulas de frequência presencial decorriam no Palácio Ceia na Rua da Escola Politécnica. Neste local, encontrei professores de mérito reconhecido que nos proporcionaram um ambiente de partilha e debate de ideias O ambiente académico, muito estimulante, envolveu colegas muito empenhados.

Recordo as razões que me levaram a realizar o referido Mestrado. Como designer de Comunicação, encontrava-me a trabalhar na Direção de Cultura da CML, sempre interrogando a minha prática profissional. Assim, fui confrontada com a proliferação de várias marcas para a cidade de Lisboa que em nada contribuíam para a identidade, credibilidade e eficácia da imagem municipal. Entendo que a ideia de renovação deve ter como objectivo a eficácia visual preservando os elementos significantes que, no caso de Lisboa, são a barca e os corvos, símbolos que remontam à época de D. Afonso Henriques após a conquista da cidade aos mouros.
Esta constatação levou-me à investigação de Mestrado sobre a emblemática da cidade de Lisboa, com o objectivo de lançar as bases para a reformulação da marca desta cidade de modo a garantir a formação de uma identidade visual forte, que dignificasse os símbolos e o espírito do lugar e que promovesse a diferenciação e enriquecimento culturais.

Este trabalho, editado pelo Livros Horizonte com o título O Emblema da Cidade de Lisboa – Suporte Comunicacional de Identidade Municipal, foi acompanhado por várias palestras e conferências com o intuito de sensibilizar os responsáveis para este tema. Foi com muita satisfação que, alguns anos mais tarde, fui informada sobre a nova imagem da Capital que retomou os seus símbolos originais.

Compreender o enorme poder das imagens na construção da nossa visão do mundo, a influência que têm nos nossos comportamentos e decisões e mostrar que sobre os designers, enquanto produtores destas imagens, recai uma enorme responsabilidade na configuração da evolução da sociedade conduziu-me à realização do doutoramento.

O futuro? Continuar a trabalhar na área da cultura, da educação e da cidadania, e contribuir para a formação de exploradores, atentos à compreensão dos outros e do mundo que os rodeia.

Criatividade intelectual e responsabilidade social são os valores que tento estimular nos meus filhos e nos meus alunos.

Margarida Fragoso
Doutorada em Design
Ex-estudante do Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia da UAb




Mais notícias...

Cursos de ALV com candidaturas abertas até finais de janeiro
Inscrições para 2.º e 3.ºciclos
Inquérito europeu sobre educação e carreira
eQual - uma nova página no portal da UAb
Post-graduation Program in Digital Art Practice
Seminário sobre pedagogia e aprendizagem na era digital
Prémio Primus Inter Pares 2015/16
Seminário no âmbito do Mestrado em Gestão

Ver Newsletter

 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3