Notícia



Vantagens do uso do correio eletrónico institucional da UAb

Notícia

Como é certamente do conhecimento de uma boa parte dos estudantes, a Universidade Aberta (UAb) passou a disponibilizar, desde o ano passado, uma conta de correio eletrónico institucional a todos os seus estudantes. Desta forma, o contacto entre os estudantes e a universidade passou a ser realizado através do endereço de email que é atribuído a cada estudante a partir do momento em que se inscreve na UAb.

À primeira vista, para alguns, poderá parecer um passo que conduz a um aumento de confusão, havendo necessidade de usar, e gerir, mais uma conta de correio eletrónico. No entanto este procedimento traz consigo diversas vantagens, a primeira delas, uma identificação mais rápida de cada um, junto de cada um dos diversos serviços da universidade que o estudante pode necessitar contactar.

Esta conta de correio surgiu no âmbito de um protocolo entre a Microsoft e a Universidade Aberta e tem o formato nnnnnn@estudante.uab.pt, sendo nnnnnn o número de estudante. Naturalmente que todos os estudantes devem ter o cuidado de ativar a conta que lhes é atribuída. A plataforma de elearning envia para aí as mensagens escritas nos espaços das unidades curriculares e/ou das coordenações dos cursos. As mensagens de resposta às questões colocadas aos diferentes serviços são também endereçadas, de forma automática, para estas contas de correio eletrónico.
É então, muito importante que cada um use e verifique com frequência a sua caixa de email institucional, caso contrário poderá perder informação crucial, contida nas respostas que lhe são dadas pelos serviços da universidade.

Mas é importante realçar que este protocolo com a Microsoft permite o uso do Office 365 significando que existem diversas vantagens, incluídas originalmente neste produto. Além de poder centralizar e gerir várias contas de correio eletrónico a partir daí, numa caixa de correio com 50 GB de capacidade (!), há pelo menos duas excelentes ofertas inerentes ao Office 365:
- a possibilidade de instalar o pacote Office 2013 em cinco (5) computadores pessoais, sem qualquer custo, o que atendendo à qualidade, universalidade (quem não conhece e usa o Word ou o PowerPoint?) e preço associado a este pacote e à crise que todos temos vindo a passar é, por si só, uma enorme poupança e vantagem; e toda a família pode tirar partido desta oferta.
- a possibilidade de armazenamento de todo o tipo de informação naquilo que é já vulgar chamarmos de nuvem (ou cloud), num espaço gratuito com 1 TB (sim, 1000 GB!); na esmagadora maioria dos casos pode guardar os documentos de trabalho, pessoais e profissionais, fotografias, música, filmes, etc., e ainda continuar a ter muito espaço livre…

No entanto, as vantagens deste serviço não se ficam por aqui: se tiver de trabalhar num outro computador sem o Office mas com ligação à Internet e precisar editar ou criar um documento Word, Excel ou PowerPoint, basta ligar-se à sua própria conta Office 365. Encontra tudo disponível online. E quando voltar ao seu computador pessoal o trabalho realizado irá aparecer também aí. Poderá ainda usar o Calendário e a aplicação de Tarefas para gerir melhor as suas atividades (marcação de datas de e-fólios, p-fólios/exames, trabalhos a serem entregues, ou quaisquer outras), e ainda usar o Skype para conversar com os seus contactos podendo ainda partilhar documentos, de forma segura e rápida através de uma outra aplicação, Delve, também disponível online.

Mas o universo de aplicações e benefícios a obter com estas contas Office 365 não termina aqui. Aqueles que fazem uso de smartphones podem também instalar a aplicação Office Mobile que permite um conjunto alargado de funcionalidades ligado à sua própria conta.

Trata-se então de um mundo de vantagens, pela gama de aplicações disponíveis, economia para o bolso de cada um e, não menos importante, pela centralização de contactos institucionais com a Universidade Aberta. A aproveitar e explorar ao máximo.









 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3