Notícia



Observatório da Qualidade do Ensino a Distância e eLearning

Notícia

No âmbito das atividades do Observatório para a Qualidade do Ensino a Distância e eLearning, sediado na Universidade Aberta (UAb), a Prof.ª doutora Luísa Aires apresentou no dia 09 de julho de 2015, no Palácio Ceia, os resultados do estudo “Educação a Distância e eLearning no Ensino Superior – perspetivas de líderes académicos e pedagógicos”.

A necessidade de realizar um diagnóstico sobre a EaD e eLearning nas instituições públicas de E.S. surge da constatação de uma grande diversidade de conceções e de práticas de eLearning nestas instituições.
Neste estudo preliminar, pretendeu-se: 
-    Conhecer a abrangência das práticas da EaD e eLearning no Ensino Superior Público;
-    Conhecer conceções organizativas, pedagógicas e tecnológicas, sobre EaD e eLearning, dos líderes académicos e pedagógicos de Instituições de Ensino Superior Públicas.
No âmbito do estudo, foi construído e aplicado um questionário online, dirigido a diretores de faculdades/escolas e departamentos, coordenadores de cursos e programas de EaD e eLearning do ensino superior.

Nas conclusões do estudo salienta-se, entre outros, a necessidade de refletir sobre o lugar das práticas de Educação a Distância em Instituições de Ensino Superior Presenciais e, de um modo particular, a importância de integrar a formação de líderes pedagógicos e de docentes nas prioridades estratégicas destas instituições. Outro aspeto que salientamos é a necessidade de estabilizar o conceito e o âmbito de eLearning, pois as conceções identificadas nos estudo são muito vastas.




 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3