Notícia



Capacitação para a docência online

Notícia

A Universidade Aberta (UAb), enquanto instituição pública portuguesa de ensino, assumiu, desde a sua criação, o compromisso de contribuir ativamente para a inovação em matéria de investigação científica, pedagógica e tecnológica no domínio do Ensino a Distância.

Face às potencialidades das tecnologias digitais e das redes de conhecimento e de comunicação em contexto educativo e formativo, a UAb promove, igualmente, programas de transferência de saberes em matéria de ensino/aprendizagem online e em rede, em parceria com outras instituições de ensino superior, na conceção e lecionação de cursos de Formação para a Docência Online, quer em Portugal quer nos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Neste âmbito, no início de abril, uma equipa multidisciplinar da Universidade Aberta, composta por duas docentes do Departamento de Educação e Ensino a Distância, as Professoras doutoras Maria de Fátima Goulão e Susana Henriques, a Vice-Reitora para a Qualidade e Cooperação Internacional, prof. doutora Carla Padrel de Oliveira e o responsável pelos Serviços de Suporte Tecnológico ao Ensino, Eng.º Bruno Tavares, foi acolhida com grande entusiamo e expetativa no Centro de Ensino a Distância da Universidade Católica de Moçambique (UCM), na cidade da Beira.
  


Esta missão teve como principal objetivo dar início ao 1.º Curso de Formação para a docência Online, que conta com cerca de meia centena de docentes. O programa de atividades incluiu algumas palestras sobre os princípios fundamentais da pedagogia do e-Learning, diversas atividades formativas em metodologias e práticas do ensino online sobretudo vocacionadas para a ambientação aos contextos virtuais de aprendizagem de acordo com o Modelo Pedagógico Virtual da UAb.

A originalidade desta parceria reside no apoio técnico e científico prestado à UCM, na implementação de uma plataforma digital de ensino, nomeadamente no que diz respeito à conceção, desenho, desenvolvimento e integração dos sistemas informáticos que lhe estão associados.

Com esta missão a UAb afirma-se, novamente, no panorama nacional e internacional, como a instituição líder no domínio da inovação pedagógica em Ensino a Distância e e-Learning e na capacitação para as práticas e para a docência online.





 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3