Notícia



UAb na final da Vodafone Big Smart Cities 2016

Notícia

O projeto de investigação aplicada e empresarial Spero.City, que conta com a participação de Nuno Sousa, docente da Universidade Aberta e investigador no INESC-Coimbra, foi escolhido de entre mais de 200 concorrentes para estar presente na fase final da competição Vodafone BigSmartCities 2016, onde disputará com outras 20 equipas o prémio final de 10 000 EUR.

A final do BIG Smart Cities acontece no dia 5 de julho, onde vão ser apresentados publicamente os pitches dos projetos finalistas e onde serão revelados o projeto vencedor e três menções honrosas.

O Spero.City é um sistema integrado de reporte e apoio à decisão que permite a qualquer cidadão, em qualquer lugar e a qualquer momento reportar e fotografar, via App, problemas no espaço urbano (buraco na rua, fuga de água, etc.), indicar a sua gravidade e partilhá-los nas redes sociais. As entidades gestoras do espaço público recebem por seu turno de forma automática e imediata os reportes e têm ao seu dispor um cockpit de decisão na web que lhes permite, com base num conjunto de critérios (sociais, de segurança, económicos, ambientais), utilizar algoritmos científicos para priorizar as intervenções sobre os problemas e dar ainda feedback aos cidadãos sobre o estado das intervenções.

Desenvolvido com o apoio do Instituto Pedro Nunes, Coimbra, e financiado pela UE no âmbito do programa de aceleração Soul-Fi - Startups Optimizing Urban Life with Future Internet, o Spero.City receberá agora mentoring da equipa Vodafone para aperfeiçoar o seu modelo de negócio e assim se preparar para a fase de entrada em mercado.

Veja o video.






 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3