Notícia



22.ª Conferência da ISDRS

Notícia

Realiza-se, de 13 a 15 de julho de 2016, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Campolide, a 22.ª Conferência Anual da International Sustainable Development Research Society (ISDRS).

Organizada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e pelo Centro de Investigação de Ambiente e Sustentabilidade (CENSE), da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), em associação com a ISDRS, a 22.ª Conferência Anual da International Sustainable Development Research Society (ISDRS) será precedida pelo 1.º Simpósio Luso-Brasileiro sobre modelos e práticas de sustentabilidade que decorrerá no Campus da Caparica, nos dias 11 e 12 de julho de 2016, e que procurará focar as realidades portuguesa e brasileira no domínio do desenvolvimento sustentável. Este pré-evento é coorganizado pela FCT-UNL e pelo Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP).

A Universidade Aberta (UAb) é uma instituição parceira de ambos os eventos, contando com a participação de docentes do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) da UAb, assumindo um, a prof.ª doutora Sandra Caeiro, o papel de co-chair da Comissão Organizadora da conferência.

A conferência ISDRS 2016 é dedicada à investigação que contribua para explorar as ameaças e oportunidades à sustentabilidade em economias e sociedades emergentes e em crescente mudança (Novo Mundo). Paralelamente, a investigação nesta área conta com o conhecimento acumulado em modelos e práticas de sociedades com experiência de sustentabilidade em contextos mais estáveis (Velho Mundo).
O principal objetivo do evento é proporcionar um fórum interdisciplinar para o debate sobre as questões complexas de sustentabilidade, sendo bem-vindas as contribuições que focam novas abordagens, conceitos, métodos, modelos ou aplicações a estudos de caso e revisões integradoras, explorando quer aspetos teóricos, quer empíricos.
A 22.ª Conferência da ISDRS tem assim como tema principal Repensar modelos e práticas para a sustentabilidade: desafios do Velho e Novo Mundo, focando os seguintes temas:1. Ciência do Desenvolvimento Sustentável; 2. Pressões e Limites dos Ecossistemas; 3. Alterações Climáticas e Energia; 4. Uso do Solo Sustentável e Cidades Sustentáveis; 5. Sustentabilidade Corporativa e Inovação; 6. Sociedade e Sustentabilidade; 7. Instituições e Estruturas de Governança para o Desenvolvimento Sustentável e ainda quatro temas especiais para este evento: A. Políticas e Modelos Adaptativos para a Sustentabilidade em Contextos de Mudanças; B. Oceanos e Sustentabilidade Marinha: Inovação e Gestão; C. Partilha do Conhecimento na Área da Sustentabilidade: dos Indivíduos aos Países; D. Perspetivas Africanas sobre os Desafios do Velho e do Novo Mundo para o Desenvolvimento Sustentável.

Pode encontrar toda a informação relevante em http://www.isdrsconference.org/.

Esperam-se mais de 500 participantes de todos os continentes e de uma diversidade de países. Vários estudantes de pós-graduação da Universidade Aberta estarão presentes a apresentar os seus trabalhos de investigação, nomeadamente no âmbito do Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação e do Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento.





 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3