Notícia



Avaliação das Aprendizagens: perspetivas, contextos e práticas

Noticia 7

Teve lugar no passado dia 25 de janeiro o lançamento do ebook Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticas. Esta obra, editada sob chancela do LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning, resulta de uma parceria luso-brasileira que permitiu reunir relevantes contributos de autores de ambos os lados do Atlântico, em redor da temática da avaliação.

A pertinência e atualidade do tema tratado, em contextos quer presenciais quer online, bem como a diversidade e profundidade da investigação nesta área desenvolvida nos últimos anos no LE@D, determinou a decisão de organizar um ebook que desse conta de parte dos trabalhos que têm vindo a ser concretizados neste âmbito.

A avaliação constitui, cada vez mais, um fator fulcral da qualidade dos processos de aprendizagem sendo deles indissociável. Se as práticas tradicionais de avaliação são cada vez mais problematizadas no ensino presencial, existem hoje outros contextos de aprendizagem, híbridos ou totalmente a distância, em que esta problematização se torna ainda mais premente. Estes novos contextos de aprendizagem e as suas características têm determinado, em grande parte, o repensar dos modelos pedagógicos convencionais e consequentemente das práticas avaliativas. É esta reflexão que o conjunto de textos reunidos neste ebook, pretende promover e ampliar.

No evento de lançamento, a apresentação do livro esteve a cargo da Professora Doutora Leonor Santos, reconhecida especialista em avaliação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Para além das professoras Lúcia Amante e Isolina Oliveira, docentes na UAb e organizadoras do ebook, da coordenadora do Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Professora Teresa Cardoso, a sessão contou ainda com a presença da Doutora Patrícia Lupion Torres que realizou uma breve intervenção sobre a temática. Esta Professora da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil, participa também como autora no livro apresentado.




 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3