Notícia



UAb parceira do projeto europeu ECO

Notícia

A Universidade Aberta (UAb) participa, através da equipa de investigadores da iniciativa iMOOC e do Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D), no Projeto ECO, uma ação-piloto com a duração de 36 meses e apoiada pela União Europeia, com o objetivo de disseminar, a uma escala continental, as mais bem sucedidas experiências europeias de cursos abertos massivos online (MOOC), prevendo a realização de cursos piloto e a implementação dessas práticas em centros regionais de excelência, por toda a Europa.

O ECO prevê a implementação de uma plataforma agregadora de MOOCs, usando as tecnologias mais atuais e integrando diferentes módulos, fornecidos pelos diversos parceiros numa ótica transfronteiriça, que serão destinados à promoção de práticas de aprendizagem colaborativa online e à certificação de professores, visando a criação dos seus próprios cursos e de outros recursos educacionais abertos. Assim, os cursos-piloto do projeto ECO vão prestar especial atenção à formação de professores no espaço Europeu.

Participam neste projeto 22 parceiros, entre universidades e empresas de sete países europeus e dois sul-americanos. Em novembro de 2014, uma dezena de cursos MOOC será lançada pelos diversos parceiros, sendo a UAb responsável pela elaboração e oferta de um curso sobre e-skills para professores.

Nos passados dias 30 de junho e 01 de julho de 2014 decorreu a segunda reunião de coordenação do Projeto ECO, organizada pela Universidade Aberta, em Lisboa. Em http://ecolearning.eu ou em https://twitter.com/search?q=%23ECOproject&src=typd consulte mais informação sobre este projeto, que recebeu financiamento do Programa-Quadro para a Competitividade e Inovação da União Europeia.






 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3