Notícia



Professor da UAb recebe prémio científico norte-americano

Notícia

O prémio para o melhor artigo científico de 2013, concedido na 6.ª edição anual dos Excellence in Research Journal Awards, promovido pela prestigiada editora académica internacional IGI Global, sediada na Pensilvânia (E.U.A.), foi atribuído ao prof. doutor José Bidarra de Almeida, docente do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) da Universidade Aberta (UAb) e investigador no Pólo da UAb do CIAC-Centro de Investigação em Arte e Comunicação.


The AIDLET Model: A Framework for Selecting Games, Simulations and Augmented Reality Environments in Mobile Learning é o título do artigo premiado e que foi publicado no International Journal of Web-Based Learning and Teaching Technologies. A distinção foi atribuída com base nos critérios seguintes: contribuição para o campo de investigação; originalidade da pesquisa; aplicabilidade prática da investigação; qualidade do artigo; rigor da investigação; pesquisa substantiva e metodologia.

Fundada em 1988, no mesmo ano de fundação da UAb, a IGI Global lidera a publicação académica internacional em diversos campos, disponibilizando mais de 2500 obras referência, 160 revistas, enciclopédias, casos de estudo, procedimentos e bases de dados, no âmbito da Educação, Ciências Sociais, Ciências Documentais, Negócios, Ciências do Ambiente, Administração Pública e Ciências Computacionais, áreas em que a UAb dispõe de cursos de licenciatura, mestrado e/ou doutoramento.

Doutorado em Ciências da Educação, na especialidade de Comunicação Educacional, José Bidarra de Almeida é professor auxiliar na UAb, onde coordena o Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual e onde é membro da Comissão Coordenadora do Doutoramento em Média-Arte Digital, ambos com candidaturas a decorrer. As suas principais atividades de investigação centram-se nas áreas do e-learning e do multimédia, colaborando regularmente em projetos internacionais. Presentemente integra também a equipa de investigadores que está a desenvolver o Virtual Sign, um tradutor bidirecional de língua gestual que possibilita a tradução de Língua Gestual Portuguesa para texto, e de texto para gesto. A ferramenta poderá fazer parte das salas de aula até ao final deste ano e ser alargada a mais idiomas.




 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3