Notícia



UAb lidera projeto para alunos com necessidades especiais

Notícia

Decorre na Universidade Aberta (UAb), nos dias 16 e 17.10.2014, a 1.ª reunião do projeto ERASMUS+ Parcerias Estratégicas, intitulado Innovation and Social Learning for Higher Education Institutions (ISOLearn for HEI). Proposto e coordenado pela UAb, o projeto vai realizar um levantamento a nível europeu das necessidades e problemas encontrados pelas pessoas com deficiência visual e/ou auditiva no acesso e na frequência do Ensino Superior.

Para além da UAb, que coordena o projeto, o mesmo conta ainda, em Portugal, com parceiros como a ACAPO – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal; a APS – Associação Portuguesa de Surdos; e a FCG – Fundação Calouste Gulbenkian. A nível Internacional, o projeto tem como parceiros a Associação Effebi - Associação italiana de Bancos e Instituições Financeiras, a Uninettuno – Universidade Telemática Internacional de Itália; a Universidade de Liubliana – Eslovénia e a Folkuniversitetet Uppsala da Suécia.

No ISOLearn for HEI, a UAb aplica a experiência com os seus vários alunos que têm este tipo de deficiências, e concretiza princípios de Responsabilidade Social para prestar um melhor serviço à sociedade e servir o Ensino Superior, pretendendo-se definir padrões de qualidade e propor um rótulo europeu de qualidade para os cursos do ensino superior das instituições europeias que demonstrem possuir condições adequadas para o acesso e a frequência das pessoas com este tipo de deficiências.

O projeto ISOLearn for HEI da UAb ficou em segundo lugar entre os cerca de 50 projetos apresentados por instituições portuguesas dentro deste tipo de projetos ERASMUS+, sendo um dos três únicos aprovados em Portugal neste programa.



 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3