Notícia



Universidade Aberta parceira do projeto europeu LLL-HUB

Notícia

O Lifelong Learning Hub (LLL-HUB) é um projeto da União Europeia financiado pelo Lifelong Learning Programme/Key Activity 1 (KA1) – Policy cooperation and innovation – Networks que inicia um novo mecanismo para envolver diretamente os decisores políticos e os atores regionais/nacionais em estratégias da União Europeia (UE) para a aprendizagem ao longo da vida (ALV).

Cada país defende uma noção diferente de ALV, estando sobretudo dependente das estratégias dos atores políticos. O LLL-HUB surge, por isso, com o objetivo de fomentar um sentido compartilhado de ALV, ativar a nível multi-setorial a cooperação multi-stakeholders, e estruturar a aprendizagem política transnacional baseada numa investigação e diálogo a nível regional/nacional sobre as estratégias de ALV na UE.

Os oito países da parceria – Holanda, Bélgica, Bulgária, Polónia, Portugal, Espanha e Turquia – vão estudar a nível regional/nacional a situação sobre a implementação dessas diferentes estratégias, através dos designados LLL-Labs. Em seguida, os parceiros irão organizar um seminário regional/nacional (LLL-Forum) com base na pesquisa realizada e envolvendo os decisores políticos e outras partes interessadas representativas de trazer uma contribuição prática.
Em Portugal, a Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG) já reuniu 15 peritos para o LLL-Lab português, entre os quais está representada a Universidade Aberta.

A última fase do projeto consiste num agrupamento transnacional de conhecimentos (Conferência Europeia: LLL-Agora, em Bruxelas em 2016) para fazer uma análise comparativa dos fatores críticos, identificar os desafios comuns e elaborar recomendações políticas. Todos os participantes dos Foruns serão convidados.

Mais informações no site da EUCIS-LLL, em www.facebook.com/LLLHUB e em www.twitter.com/LLLHUB.




 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3