Notícia



Aniversário da Universidade Aberta

Notícia

Neste ano de 2014 comemoramos os 26 anos da Universidade Aberta (UAb), única universidade pública de Ensino a Distância e Elearning em Portugal, criada em 1988, e regulamentada pelo Decreto-Lei nº444/88, de 2 de dezembro.

De acordo com os seus princípios fundacionais, a UAb assume como missão fundamental formar estudantes que, por várias razões, não puderam, no seu tempo próprio, encetar ou prosseguir estudos universitários. Por outro lado, procura corresponder às expectativas de quantos, tendo, eventualmente, obtido formação superior, desejam reconvertê-la ou atualizá-la.
A UAb oferece, em qualquer lugar do mundo, dezenas de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento. Paralelamente tem vindo a reforçar a sua oferta formativa no âmbito da aprendizagem ao longo da vida, em que se destacam: cursos de pós-graduação; formações inseridas em programas profissionais; programas de extensão universitária e cultural; programas de estudos integrados e complementares; ações para grupos com necessidades específicas de formação, com o intuito de facilitar a sua integração e progressão na vida académica e profissional. Com o objetivo de contribuir para uma maior aproximação das pessoas à vida académica, a UAb tem vindo a alargar a sua oferta de cursos massivos abertos online (MOOC).

Líder na investigação em Ensino a Distância e Elearning, a UAb concebeu, testou e pôs em prática o primeiro modelo pedagógico completamente virtual criado em Portugal e reconhecido internacionalmente (Prémio EFQUEL-European Foundation for Quality in Elearning; Certificação da UNIQUe – The Quality Label for the use of ICT in Higher Education Universities and Institutes, entre outras distinções).

Desde a sua criação que a UAb manteve uma intensa atividade enquanto editora, tendo publicado centenas de obras em diversas áreas do saber, que são utilizadas como obras de referência quer na UAb, quer em outras instituições de ensino superior: livros, manuais, programas de vídeo e áudio, produtos multimédia, e-books. A UAb é igualmente responsável pela produção de diferentes recursos educativos/objetos de aprendizagem para apoio às suas atividades de ensino-aprendizagem a distância.

Sediada em Lisboa, a UAb dispõe de duas Delegações Regionais (Coimbra e Porto) e 19 Centros Locais de Aprendizagem em Portugal, Moçambique (Maputo) e Espanha (Galiza), além de uma vasta rede de locais de exame em território nacional e no estrangeiro. Envolvida no reforço da coesão do espaço lusófono de ensino superior, a UAb colabora com diversos países no desenvolvimento de estratégias e práticas pedagógicas, dando especial enfoque à cooperação com os Países de Língua Oficial Portuguesa.




 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3