UAb - Newsletter
NewsletterUAb
Garanta a recepção da newsletter UAb adicionando o endereço de e-mail newsweb@univ-ab.pt
Se não consegue visualizar esta newsletter, clique aqui  |  www.univ-ab.pt
 
Newsletter Universidade Aberta | Nº 5 | JULHO 2009
Nº 5 | JULHO 2009  

  Destaques
Link
 
  Soluções para estudar em tempo de crise
 
Empréstimos
 
 

Perante um contexto económico desfavorável, os estudantes dispõem de apoios para prosseguir os seus estudos e assim continuar a apostar na qualificação. O subsídio ao estudante pode ser a solução para aqueles que, cumprindo todas as condições, queiram beneficiar de uma redução ou isenção da propina.

  Link
Link
 
  Programa E-Universidade facilita aquisição de portáteis
 
E-Universidade
 
 

O Programa E-Universidade visa facilitar a aquisição de computadores portáteis pelos estudantes e docentes do ensino superior. O computador pode ser adquirido a custo reduzido através do sistema de crédito bancário sem fiador com garantia mútua, instituído em 2007.

  Link
Link
 
  Segunda época de exames para Maiores de 23
 
Maiores 23
 
 

Os exames de acesso para Maiores de 23 (ACFES), no âmbito da segunda fase de candidaturas à Universidade Aberta (UAb), realizam-se presencialmente de 23 a 27 de Julho de 2009. As matrículas na UAb para os candidatos que obtenham aprovação nos exames ACFES (Avaliação da Capacidade para a Frequência do Ensino Superior) dos Maiores de 23 anos formalizam-se de 24 e 31 de Agosto, através do Portal Académico.

  Link
Link
 
  UAb lança 2º Curso de Profissionalização em Serviço
 
CPS
 
 

A Universidade Aberta (UAb) prepara-se para lançar o segundo Curso de Profissionalização em Serviço (CPS) leccionado em Portugal, em regime de e-learning. A decisão de avançar com a segunda edição do CPS foi tomada na sequência do sucesso do primeiro curso, que está ser frequentado por 466 docentes de todo o País, o que representa quase 40% dos professores que necessitavam desta formação, segundo números de sindicatos do sector.

  Link
Link
 
  UAb alarga oferta de cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida
 
ALV
 
 

A Universidade Aberta (UAb) pretende alargar a oferta pedagógica no âmbito da Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV). Os novos programas curriculares visam dar resposta a necessidades ao nível da formação complementar, mas também procuram ir ao encontro de carências sentidas pelas comunidades locais e por determinados grupos profissionais. Mais informações sobre os cursos, respectivos prazos e condições de candidatura serão disponibilizadas em Julho e Agosto de 2009, no site da UAb.

  Link
Link
 
  Mestrados e Pós-Graduação com candidaturas abertas
 
Candidaturas Mestrados
 
 

Durante este mês, a Universidade Aberta (UAb) tem a decorrer candidaturas para três mestrados e uma pós-graduação. Assim, os mestrados em Estudos Euro-Asiáticos e Estudos Portugueses Multidisciplinares aceitam candidatos até 10 de Setembro de 2009; o Mestrado em Estudos do Cinema dispõe de duas épocas de candidatura, a primeira até 17 de Julho, e a segunda de 1 a 11 de Setembro; e a pós-graduação em Português Língua Não Materna tem candidaturas abertas até 27 de Julho e, novamente, de 1 a 11 de Setembro.

  Link
Link
 
  Laboratório de Educação a Distância premiado pela EDEN
 
LEaD Premiado
 
 

O Laboratório de Educação a Distância (LEaD) da Universidade Aberta (UAb) foi premiado com o «Edens 2009 Best Research Paper Award» pela EDEN - European Distance and E-Learning Network. A investigação premiada, intitulada «Evaluating Continuous Assessment Quality in Competence-based Education Online: The case of the e-Folio» foi desenvolvida pelos investigadores do LEaD Alda Pereira, Isolina Oliveira, Luis Tinoca, Lúcia Amante, Maria do Carmo Teixeira Pinto, Maria de Jesus Relvas e Darlinda Moreira, no âmbito do Projecto E-learning & Sucesso (E&S).

  Link
Link
 

  Left
Sabia Que...  

466 professores frequentam o 1º. Curso de Profissionalização em Serviço (CPS) da UAb, que é leccionado em regime de e-learning e confere certificado de habilitação profissional a docentes dos 2º e 3º ciclos de Ensino Básico e Secundário.

 
Right  


 
Recomendar Newsletter Subscrever Newsletter

Esta mensagem foi enviada de acordo com a legislação em vigor. Caso pretenda deixar de receber newsletters UAb, por favor clique aqui para remover o seu endereço de correio electrónico | Para questões relacionadas com o envio das newsletters UAb contacte por favor o newsweb@univ-ab.pt | Para visualizar correctamente esta newsletter deverá estar ligado à Internet.


Coordenação editorial: Denise Henriques Quintela

Redacção: Denise Henriques Quintela, Ana Cristina Vieira

Concepção e Produção Multimédia: Unidade de Produção e Gestão de Conteúdos de Ensino