UAb - Newsletter
NewsletterUAb
Garanta a recepção da newsletter UAb adicionando o endereço de e-mail newsweb@univ-ab.pt
Se não consegue visualizar esta newsletter, clique aqui  |  www.univ-ab.pt
 
Newsletter Universidade Aberta | Nº 8 | OUTUBRO 2009
Nº 8 | OUTUBRO 2009  

  Destaques
Link
 
  UAb promove Educação para o Desenvolvimento Sustentável
 
Noticia 1
 
 

A Universidade Aberta (UAb) disponibiliza aos seus estudantes, e à sociedade em geral, um conjunto de acções formativas relacionadas com o Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável. A preocupação crescente com estes temas foi assumida pela UNESCO que, em 2002, decretou a Década para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014).

  Link
Link
 
  OPINIÃO: “Sustentabilidade – é desta?”
 
Noticia 2
 
 

A Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, alerta para a inviabilidade do modelo de desenvolvimento vigente nos países industrializados e nos países em desenvolvimento, realçando a incompatibilidade entre os padrões de produção e consumo e a capacidade de suporte dos ecossistemas.

  Link
Link
 
  «Planet Earth 2009» em Lisboa de 19 a 22 de Novembro
 
Noticia 6
 
 

Lisboa será a cidade anfitriã do Planet Earth 2009, um evento que decorre de 19 a 22 de Novembro, com o intuito de assinalar o encerramento do Triénio do Ano Internacional do Planeta Terra (2007-2009) e avaliar os seus resultados. A iniciativa reunirá cientistas, políticos e industriais em torno da discussão de três grandes temas: 1. Energias Renováveis; 2. Gestão Sustentável de Solos e Recursos Hídricos; 3. Oceanos.

  Link
Link
 
  Universidade Aberta inaugura CLA em Reguengos de Monsaraz
 
CLAs
 
 

A Universidade Aberta (UAb) vai inaugurar um Centro Local de Aprendizagem (CLA) em Reguengos de Monsaraz no dia 15 de Outubro de 2009, pelas 16h30. A cerimónia contará com a presença do Reitor da UAb, Prof. Doutor Carlos Reis, do Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Vítor Manuel Barão Martelo, do Pró-Reitor da UAb para Assuntos Académicos e Extensão Universitária, Prof. Doutor Domingos Caeiro e do Vice-Presidente da citada Câmara, Dr. José Calixto.

  Link
Link
 
  UAb realiza colóquio «Mobilité et Littérature au Moyen Âge»
 
Noticia 3
 
 

A Universidade Aberta (UAb) organiza, em colaboração com a Université de Picardie - Jules Verne, um colóquio internacional subordinado ao tema Mobilité et littérature au Moyen Âge – Formes, Enjeux et Significations. A iniciativa decorre de 26 a 28 de Outubro de 2009, no Salão Nobre da UAb, em Lisboa.

  Link
Link
 
  Oferta de 2º Ciclo: Mestrados UAb com candidaturas até 31.10
 
Noticia 4
 
 

Os Mestrados de Comunicação em Saúde, Estudos sobre as Mulheres e Expressão Gráfica e Audiovisual da Universidade Aberta (UAb) têm candidaturas a decorrer até 31 de Outubro de 2009. Os três cursos de 2ª Ciclo são leccionados em regime de e-learning e têm a duração de dois anos, sendo o primeiro ano ocupado com a parte curricular e o segundo reservado à preparação, orientação e apresentação de uma dissertação.

  Link
Link
 
  UAb participa na Feira Virtual Orienta Universia 2009
 
Noticia 5
 
 

A Universidade Aberta (UAb) tem um stand na Feira Virtual Orienta Universia 2009  onde é possível conhecer a oferta pedagógica da UAb, dados sobre a história da Universidade e outras informações de interesse. Através do registo em Orienta.universia.pt, o utilizador pode também efectuar um pedido de informação. A UAb associou-se assim a um projecto inovador, com tecnologia 3D, que está disponível durante todo o ano de 2009.

  Link
Link
 
  Evento debate Bolonha e a qualidade do ensino superior
 
Noticia 7
 
 

Um Encontro subordinado ao tema O contributo de Bolonha na prossecução da Qualidade no Ensino Superior realiza-se no dia 21 de Outubro de 2009, no Auditório do IPQ - Caparica, com o intuito de debater e partilhar boas práticas e experiências da aplicação do Modelo de Bolonha, considerando o seu contributo para a promoção da qualidade em instituições de Ensino Superior.

  Link
Link
 

  Discurso Directo
Link
 
  Um repto à mudança de comportamentos
 
Filomena Amador
 
 

Nas últimas décadas, temos vindo a assistir à emergência de um conjunto de preocupações, que afectam o modo como percepcionamos o futuro da Terra, mas cujas repercussões atingem já a nossa vida quotidiana. A consciência de que é necessário mudar atitudes e comportamentos é uma mensagem que ouvimos cada vez com maior frequência. Por outro lado, termos como desenvolvimento sustentável começam a fazer parte do léxico da maior parte dos habitantes deste planeta. Profª Doutora Filomena Amador, Docente da Universidade Aberta e Coordenadora da Licenciatura em Ciências do Ambiente

  Link
Link
 

  Left
Sabia Que...  

Estão a decorrer, até 26 de Outubro de 2009,as candidaturas a cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) da Universidade Aberta.

 
Right  


 
Recomendar Newsletter Subscrever Newsletter

Esta mensagem foi enviada de acordo com a legislação em vigor. Caso pretenda deixar de receber newsletters UAb, por favor clique aqui para remover o seu endereço de correio electrónico | Para questões relacionadas com o envio das newsletters UAb contacte por favor o newsweb@univ-ab.pt | Para visualizar correctamente esta newsletter deverá estar ligado à Internet.


Coordenação editorial: Denise Henriques Quintela

Redacção: Denise Henriques Quintela, Ana Cristina Vieira

Concepção e Produção Multimédia: Unidade de Produção e Gestão de Conteúdos de Ensino