UAb - Newsletter
NewsletterUAb
Garanta a recepção da newsletter UAb adicionando o endereço de e-mail newsweb@univ-ab.pt
Se não consegue visualizar esta newsletter, clique aqui  |  www.univ-ab.pt
 
Newsletter Universidade Aberta | Nº 10 | DEZEMBRO 2009
Nº 10 | DEZEMBRO 2009  

  Destaques
Link
 
  Calendário de provas presenciais já disponível
 
Noticia 1
 
 

Encontra-se já disponível a versão final do calendário de provas presenciais para o ano lectivo 2009/10. O referido calendário foi elaborado tendo por base os planos de estudo novos e os adequados a Bolonha, e ainda critérios como a obrigatoriedade e o ano curricular em que  os estudantes se encontram.

  Link
Link
 
  Formação de Professores acreditada : candidaturas abertas
 
Noticia 2
 
 

A Universidade Aberta (UAb) tem a decorrer, até 11 de Dezembro de 2009, as candidaturas para as acções de Formação Contínua de Professores. Trata-se de um conjunto de 20 cursos, acreditados pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (Ministério da Educação) e programados para o 1º semestre do ano lectivo de 2009-10.

  Link
Link
 
  Formação de Formadores Online: candidaturas até 11 de Dez.
 
Noticia 3
 
 

A Universidade Aberta (UAb) está a realizar, até 11 de Dezembro de 2009, a 2ª fase de candidaturas ao Curso de Formação de Formadores Online, cuja componente lectiva tem o início previsto para 9 de Janeiro de 2010.

  Link
Link
 
  ISCTE realiza estudo sobre a UAb
 
Noticia 4
 
 

O Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) tem a cargo a realização de um estudo sobre o público-alvo (e os novos públicos), a oferta pedagógica e o modelo de funcionamento da Universidade Aberta (UAb). O trabalho, a desenvolver por docentes do ISCTE-IUL, nos próximos cinco meses, servirá de suporte ao processo de reorientação institucional que a UAb está a levar a cabo.

  Link
Link
 
  Docente da UAb distinguida com Prémio de História Medieval
 
Noticia 5
 
 

A Profª Doutora Maria Rosário Bastos, docente do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão (DCSG) da Universidade Aberta (UAb), foi distinguida com o Prémio A. de Almeida Fernandes - Grande Prémio de História Medieval Portuguesa pelo trabalho O Baixo Vouga em tempos medievos: do preâmbulo da Monarquia aos finais do reinado de D. Dinis.

  Link
Link
 
  Livros de Filipe Zau e João Melo apresentados na UAb
 
Noticia 6
 
 

A mais recente obra do investigador Filipe Zau, Educação em Angola: Novos Trilhos para o Desenvolvimento, e o mais recente título do escritor João Melo, O homem que não tira o palito da boca, ambos autores angolanos, foram apresentadas na Universidade Aberta (UAb), em Lisboa e em Coimbra, respectivamente, em Novembro passado.

  Link
Link
 
  Seminário “Plataforma Contra a Obesidade” na UAb
 
Noticia 7
 
 

O tema «Plataforma Contra a Obesidade - resultados e desafios» será analisado pelo Coordenador da Plataforma Contra a Obesidade da Direcção-Geral da Saúde, Dr. João Breda, num encontro a decorrer no dia 16 de Dezembro de 2009, no Salão Nobre da Universidade Aberta (UAb), no Palácio Ceia - Lisboa, com início às 14h30. A sessão é de entrada livre, mediante inscrição prévia, e será também emitida por vídeo streaming.

  Link
Link
 
  CLA de Grândola debate “Educação para a Cidadania”
 
Noticia 8
 
 

O ciclo de conferências “Educação para a Cidadania: Rotas de Intervenção” passa, no dia 12 de Dezembro de 2009, pelas 11h, no Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) em Grândola. Tendo como conferencista o Prof. Doutor Hermano Carmo, docente do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão (DCSG) da UAb, a iniciativa pretende promover o debate sobre esta temática nos vários CLAs.

  Link
Link
 

  Discurso Directo
Link
 
  “Paradigmas, pseudo-paradigmas e outros lugares-comuns”
 
Noticia 9
 
 

De tanto repetidos, alguns lugares-comuns sobre as Humanidades tendem, sub-reptícia e perniciosamente, a insinuar-se como verdades incontestáveis sobranceiramente erguidas ao estatuto de novo paradigma cultural e epistemológico. Prof. Doutor Carlos Carreto, Director do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta

  Link
Link
 

  Left
Sabia Que...  

A Universidade Aberta (UAb) adoptou, para os programas de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV), um modelo de pagamento faseado em três prestações, tendo em conta as solicitações dos interessados nesta oferta pedagógica. Aceda aqui ao preçário da ALV.

 
Right  


 
Recomendar Newsletter Subscrever Newsletter

Esta mensagem foi enviada de acordo com a legislação em vigor. Caso pretenda deixar de receber newsletters UAb, por favor clique aqui para remover o seu endereço de correio electrónico | Para questões relacionadas com o envio das newsletters UAb contacte por favor o newsweb@univ-ab.pt | Para visualizar correctamente esta newsletter deverá estar ligado à Internet.


Coordenação editorial: Denise Henriques Quintela

Redacção: Denise Henriques Quintela, Ana Cristina Vieira

Concepção e Produção Multimédia: Unidade de Produção e Gestão de Conteúdos de Ensino