UAb - Newsletter
NewsletterUAb
Garanta a receção da newsletter UAb adicionando o endereço de e-mail newsweb@univ-ab.pt
Se não consegue visualizar esta newsletter, clique aqui  |  www.uab.pt
 
Newsletter Universidade Aberta | Nº 17 | julho 2010
Nº 17 | julho 2010  

  Destaques
Link
 
  Acesso ao 1º. Curso de Qualificação para Estudos Superiores
 
Noticia 1
 
 

A Universidade Aberta (UAb) tem a decorrer, até 16 de julho de 2010, as candidaturas online ao 1º Curso de Qualificação para Estudos Superiores (CQES). Inserido na oferta pedagógica de Aprendizagem ao Longo da Vida da UAb, o CQES destina‐se a todos aqueles que tenham concluído o 12º ano de escolaridade, ou equivalente, e que pretendam alcançar melhor preparação para a frequência de um curso em qualquer instituição de ensino superior, bem como a todos os que se encontrem a frequentar um curso do 1º ciclo (licenciatura) da UAb.

  Link
Link
 
  Matrículas, inscrições e pagamentos: 1º. Semestre de 2010-11
 
Noticia 2
 
 

Todos os estudantes da Universidade Aberta (UAb), do 1º. ano e seguintes, realizam, de 19 de julho a 6 de agosto de 2010, as matrículas e inscrições online para o 1º. semestre do ano letivo de 2010-11. Durante esse período, são disponibilizadas as matrículas/inscrições online, no Portal Académico.

  Link
Link
 
  UAb coopera com instituições de ensino para desenvolver EaD
 
Noticia 3
 
 

Desenvolver o Ensino Superior Público a Distância é o grande objetivo do Protocolo de Cooperação que a Universidade Aberta (UAb) assinou, no dia 7 de julho de 2010, com a Universidade de Lisboa (UL), o Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN). No âmbito do acordo, a colaboração entre a UAb e a UL visa o desenvolvimento do Ensino a Distância (EaD) na UL e prevê a possibilidade de integrar conteúdos pedagógicos da UL na oferta formativa da UAb.

  Link
Link
 
  UAb distinguida na última conferência anual da EDEN
 
Noticia 4
 
 

A Universidade Aberta (UAb) foi distinguida na última conferência anual da EDEN (European Distance and E-Learning Network). No evento, que teve lugar de 9 a 12 de junho de 2010, em Valência, o Prof. Doutor António Teixeira, docente do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da (UAb), foi premiado com o Award for Leading Practice in Learning Impact, no âmbito da sua contribuição no projeto VIRQUAL.

  Link
Link
 
  Prémio Rocha Trindade atribuído a investigação de José Mota
 
Noticia 5
 
 

Estimular a investigação no domínio do Ensino a Distância (EaD) foi o objetivo do Prémio Armando da Rocha Trindade, que foi atribuído, pela Universidade Aberta (UAb), ao investigador José Carlos Mota. O prémio, entregue no dia 23 de junho de 2010, foi instituído pela UAb para assinalar o 20º aniversário da instituição e visou distinguir a melhor dissertação de mestrado sobre EaD, através da publicação do trabalho, da atribuição de mil euros para o pagamento dos respetivos direitos de autoria da primeira edição e da emissão de um diploma concebido para o efeito.

  Link
Link
 
  Reitor apresenta prioridades da UAb ao Diário Económico
 
Reitor UAb
 
 

O Reitor da Universidade Aberta (UAb), Prof. Doutor Carlos Reis, deu a conhecer as prioridades da UAb para o quadriénio 2010-2014, na edição de 15 de junho de 2010 do jornal Diário Económico. Na reportagem, intitulada «Aprender em qualquer idade, basta um clique», refere a Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) como uma aposta da UAb e adianta a preparação de uma conferência internacional sobre o tema, que deverá acontecer em outubro.

  Link
Link
 
  Candidatura a bolsa de investigação no LEaD até 25 de julho
 
Lead
 
 

O LEaD – Laboratório de Ensino a Distância da Universidade Aberta (UAb) tem a decorrer, até 25 de julho de 2010, candidaturas para a atribuição de uma bolsa de investigação a um(a) licenciado(a) em Psicologia, Sociologia, Estatística ou áreas afins. A bolsa tem uma duração de 20 meses, com início a 1 de setembro de 2010, e prevê a realização de atividades de recolha e análise de dados, bem como apoio administrativo no LEaD, sob a orientação técnica e científica da Profª. Doutora Alda Simões Pereira.

  Link
Link
 
  Portal UAb tem novas funcionalidades
 
Noticia 9
 
 

O portal da Universidade Aberta (www.uab.pt) apresenta novas funcionalidades, como a possibilidade de subscrição de Feeds RSS (Really Simple Syndication). Esta novidade permite ao utilizador receber as atualizações de Notícias do portal UAb no Internet Explorer, correio eletrónico (Outlook), ou outro leitor de Feeds RSS. Uma vez subscrito o Feed da UAb, o leitor recebe automaticamente todas as Notícias do portal.

  Link
Link
 

  Discurso Directo
Link
 
  Educação para a cidadania: rotas de intervenção
 
Noticia 8
 
 

Desde novembro passado, os Centros Locais de Aprendizagem (CLAs) da Universidade Aberta têm vindo a oferecer uma conferência intitulada Educação para a cidadania: rotas de intervenção, integrada no programa de Aprendizagem ao Longo da Vida desta instituição. Prof. Doutor Hermano Carmo, Docente do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da Universidade Aberta

  Link
Link
 

  Left
Sabia Que...  

O Espaço da Provedora do Estudante está disponível no site da Universidade Aberta, em http://www.uab.pt/web/guest/pe.

 
Right  


 
Recomendar Newsletter Subscrever Newsletter

Esta mensagem foi enviada de acordo com a legislação em vigor. Caso pretenda deixar de receber newsletters UAb, por favor clique aqui para remover o seu endereço de correio eletrónico | Para questões relacionadas com o envio das newsletters UAb contacte por favor o newsweb@univ-ab.pt | Para visualizar corretamente esta newsletter deverá estar ligado à Internet.


Coordenação editorial: Denise Henriques Quintela

Redação: Denise Henriques Quintela, Ana Cristina Vieira

Conceção e Produção Multimédia: Unidade de Produção e Gestão de Conteúdos de Ensino