Programa da UAb na RTP 2 com mais de 150 000 espetadores

O sucesso do programa da Universidade Aberta (UAb) na RTP 2 deve-se sobretudo ao empenho da pequena equipa da ACM – Área de Composição Multimédia da UAb, aos colaboradores externos residentes no programa – a jornalista e pivô Raquel Santos, o locutor José Candeias, o técnico da FCCN, Cláudio Silva, que para nós representa a excelente colaboração desta instituição – sem esquecer as dezenas de estudantes e professores que, quinzenalmente, aceitam fazer parte do “elenco ”.
Assinalo a data de 22 fevereiro de 2014, pois significou o começo de uma nova etapa da parceria da UAb com a RTP, com um programa renovado, mais temático e aberto às questões que envolvem a Educação a Distância em Portugal e no resto do mundo. Incidimos especialmente na oferta pedagógica da UAb – cursos formais de 1.º, 2.º e 3.º ciclo e cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida – e procuramos debater as tecnologias que suportam o modelo pedagógico da UAb.
Esta é também uma nova etapa para nós, na ACM. Assinala o reconhecimento das competências técnicas e concetuais de um grupo com muitos anos de experiência em televisão, capacitado para assumir a produção de um programa de informação institucional e cultural, determinado em aperfeiçoar continuamente a sua forma de abordar conteúdos complexos e de responder atempadamente aos desafios do mundo digital na área do audiovisual. Por isso, a Web TV da UAb é um dos nossos próximos desafios.
“Fazer televisão” envolve a realização de tarefas complexas mas desafiadoras. A TV é inesgotável nos conteúdos que pode apresentar e representar e, por isso mesmo, torna-se um estímulo para quem a “faz” todos os dias. Quer nas formas de representar o real, quer nos modos de o recriar, o audiovisual é um mundo de opções abertas. Hoje, com a profusão de novas tecnologias, a TV é um medium cada vez mais acessível a todos os públicos. A receção de vídeo em diversos suportes, a especialização das audiências, a fragmentação do “grande público” e a possibilidade de acesso em diversos horários ampliam as suas potencialidades educativas e informativas, que passam não só pela divulgação e acesso ao conhecimento, mas também por propostas de comportamentos e de atitudes positivas em relação ao mundo em que vivemos.
No Magazine da UAb pretende-se partilhar um pouco de tudo aquilo que a televisão oferece no seu melhor como serviço público na convergência com a sociedade civil: propõe-se um mosaico de informações e uma reflexão sobre a educação e as novas tecnologias; proporcionam-se momentos de cultura, com o rigor e a atualidade que são próprias de uma Universidade; dão-se a conhecer eventos científicos e institucionais, através da reportagem e do depoimento. No campo da divulgação, propomos ao potencial estudante caminhos sustentáveis de sucesso pessoal e profissional através do investimento em educação, enfatizando as vantagens do elearning e reforçando o caráter de excelência do ensino na UAb.
Como se produz um programa deste tipo? Essencialmente com empenho, criatividade e espírito de equipa.
Neste processo salientamos também a experiência adquirida através da colaboração em anos anteriores com a produtora independente Terra Líquida Filmes, fundamental para o estabelecimento de um formato específico de programa.
Atualmente a ACM assegura todas as etapas de produção, incluindo a conceção do programa, a captação de imagens e a edição, procurando levar ao público aquilo que “move” a Universidade Aberta “por dentro”, levando a Universidade para “fora”, ouvindo outras opiniões e investigando as histórias que podem ser contadas em nome do acesso ao conhecimento universalizante que carateriza, desde o seu início, a missão das Universidades.
Já agora que falamos de histórias para serem contadas, de casos pessoais de sucesso: caros estudantes, caros professores têm alguma para nos contar?
Mestre Maria João Guerreiro
Gestora de projeto das emissões da UAb na RTP2
Mais notícias...
UAb disponibiliza serviço de pagamentos onlineMestrados e Doutoramentos com candidaturas abertasLicenciaturas: candidaturas até 04.07Pós-graduações em candidatura Concurso Investigador FCT – 2014Estudantes satisfeitos com desempenho da UAbSeminário Pensar a Administração LocalEducação a Distância e Diversidade no Ensino SuperiorVer Newsletter