Discurso Direto



A minha experiência de Mobilidade Erasmus

DD

Depois do meu primeiro contacto com a Letónia em 2009 como estudante de Erasmus, ficou sempre em mim uma vontade imensa de repetir a experiência. Como estudante do curso de Mestrado em Português Língua não Materna contactei o Gabinete de Comunicação e de Relações Internacionais da UAb para saber se seria possível fazer um estágio no âmbito do programa Erasmus+. Atenciosamente, a Dra. Margarida Carmo [coordenadora do Gabinete] explicou-me todos os passos necessários para submeter a minha aplicação ao estágio.

Após enviar alguns emails para diferentes escolas na Letónia, fui aceite pela escola elementar de Dekšāres, na Letónia. A Dekšāres pamatskolā (em letão) foi fundada em 1909 e esforça-se por proporcionar uma educação de qualidade, desenvolvendo e preparando plenamente os seus alunos de forma a estes alcançarem os seus objetivos, prestando especial atenção à sua trajetória individual. Embora localizada numa das regiões mais desfavorecidas da Letónia, a escola de Dekšāres é moderna, inclusiva e competitiva. Tem três programas implementados: educação pré-escolar, educação básica direcionada para a profissão de desporto e o programa de educação especial para alunos com deficiência mental. A escola tem cerca de 102 alunos e 30 funcionários. As salas de aula foram renovadas recentemente e estão equipadas com quadros interativos, câmaras, projetor e tela portátil; existem também novas instalações desportivas. A escola colabora regularmente com as autoridades distritais, outras escolas da região, casas da cultura, bibliotecas e museus.

Depois do consentimento da escola, o contrato de Erasmus foi então assinado entre a UAb e a escola onde iria realizar o estágio. Por fim, o meu estágio foi aceite e, desde setembro de 2014, estou a ensinar Português como língua estrangeira. Comecei por familiarizar-me com o trabalho realizado na escola e só depois é que me tornei totalmente responsável pelas aulas de Português, por preparar, coordenar e participar em atividades como projetos internacionais, workshops, eventos sociais e culturais relacionados com a língua e cultura portuguesa.

Confesso que fiquei surpreendida com o número de alunos (cerca de 30 alunos), com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos, interessados em aprender Português. Uma vez que as aulas não são obrigatórias não esperava tanta adesão. No entanto, há um grande número de estudantes motivados e de mente aberta para aprenderem mais sobre a cultura e a língua portuguesa.

No final do estágio espero ser capaz de reconhecer as principais técnicas e métodos de ensino localmente relevantes e estar preparada para criar e desenvolver metodologias que sejam apropriadas para o país.
Até agora esta tem sido uma experiência muito enriquecedora, para mim e, espero que, para toda a comunidade escolar. Recomendo vivamente a todos os colegas que, se puderem (e quiserem), embarquem numa experiência semelhante.

Débora Paulino
Estudante da UAb em estágio Erasmus na Letónia





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