O meu Programa de Mobilidade numa Universidade na Polónia

Nunca estive na Polónia antes, na verdade, nunca estive no leste europeu, mas quando vi a oportunidade de poder participar no Programa de Mobilidade Europeu Erasmus+ Traineeship neste país, não hesitei, apesar de ouvir muitas pessoas a dizer que era um pouquinho longe e que tentasse um lugar mais perto. Contactei o Gabinete de Comunicação e de Relações Internacionais da UAb onde pude saber mais pormenores sobre o processo de candidatura e em que consistia todo o Programa.
Amavelmente me explicaram e fui sempre bem atendida pela Dra. Margarida Carmo e Dra. Isabel Rego. Então, a minha aplicação foi aceite e estive de maio a julho deste ano na Universidade Marii-Curie Skłodowska e também no Centro de Língua Portuguesa (Centro Camões) em Lublin, Polónia.
A Universidade Marii-Curie Skłodowska é uma instituição com uma estrutura excelente, fundada há mais de setenta anos. Há décadas que a língua portuguesa tem muito êxito entre os estudantes que querem aprender mais sobre a cultura e a língua lusófonas. O Centro de Língua Portuguesa (Centro Camões), que funciona dentro da Universidade, em Lublin, foi inaugurado em 2005 e organiza muitas atividades culturais e didáticas e possui uma ampla biblioteca.
Durante estes meses, pude participar e estar com estudantes polacos de primeiro e segundo ciclos ministrando oficinas de aprendizagem com atividades diversas, assim como debates sobre cultura, língua e literatura portuguesas, comparando com a cultura polaca e gerando sempre muito interesse e motivação. Ao mesmo tempo, participei na revisão e correção dos vocábulos portugueses do dicionário temático polaco-português “Słowinik tematyczny polsko-portugalski” publicado pelo Editorial da Universidade Marii-Curie Skłodowska que será reeditado brevemente.
Acerca da minha estadia e experiência, eu só posso dizer que a Polónia é um lugar entusiasmante. Fui bem recebida na Universidade Marii-Curie Skłodowska por todos. Pude comprovar de perto que os estudantes polacos gostam imenso de Portugal e da língua portuguesa, isso ajudou-me a alcançar os objetivos propostos.
Agradeço a oportunidade de ter adquirido conhecimentos, prática e competências para a minha futura atividade profissional. Foi importante esse contacto e troca culturais, para além de inesquecível. Uma experiência única em todos os âmbitos. Senti-me muito feliz quando os estudantes me disseram que os meus ensinamentos lhes foram úteis. São momentos que me enchem de satisfação e de orgulho.
Recomendo aos colegas, sem dúvida, uma experiência similar para aprender, ensinar e trocar conhecimentos e ideias.
Ana Coelho
Estudante da UAb na Polónia
Mais notícias...
Eleição para Reitor da UAb Candidaturas a Licenciaturas: Acesso Específico e M23Pós-graduações, Mestrados e Doutoramentos: candidaturasCurso de Profissionalização em Serviço: candidaturasCurso de Qualificação para Estudos SuperioresPlataforma de e-learning: Inovação e FaceliftReceção aos novos estudantes da UAb em GrândolaUAb inicia Formação de Formadores Online em Cabo VerdeVer Newsletter