Discurso Direto



Estudando na Holanda – Experiência de intercâmbio Erasmus

DD

O meu contacto com a Holanda em 2014, como estudante Erasmus, partiu de uma vontade de integrar-me noutro contexto cultural e académico e de experienciar uma vivência diferente. A ideia nasceu quase repentinamente e pensei, por que não?

Desde cedo que tive o sonho de seguir os estudos no ensino superior, mas as condicionantes que a vida por vezes traz interromperam muitas vezes esse desejo. Um possível intercâmbio europeu faria parte desse percurso académico que só se tornou possível aos 37 anos.

A Universidade Aberta surgiu como uma oportunidade de continuar a estudar e de poder conciliar a vida profissional e os estudos, uma vez que uma das grandes vantagens do e-learning é a compatibilidade de horários e o facto de poder aceder às aulas de acordo com a minha disponibilidade. Considero a Universidade Aberta como uma Instituição de referência em termos de profissionais envolvidos, qualidade dos docentes e excelência nos serviços.

Como estudante da Licenciatura em Ciências da Informação e da Comunicação – Maior em Bibliotecas; Minor em Arte e Património, a Holanda suscitou o meu interesse pelo seu rico património cultural, e particularmente a cidade de Utrecht pelo seu rico património arquitetónico que remonta à época Medieval.
Dom Tower Utrecht1Dom Tower Utrecht2

Foi através do Gabinete de Relações Internacionais da UAb que esclareci mais informações acerca desta mobilidade. Após alguma pesquisa na internet a Universidade de Utrecht destacou-se por estar entre uma das melhores Universidades do Mundo, tendo um leque de oferta formativa com disciplinas lecionadas em inglês.

Depois de consultar os programas das disciplinas que me interessavam, os mesmos foram remetidos à Universidade Aberta para solicitar aprovação e equivalência das UC’s que iria frequentar em Utrecht. Depois do consentimento da escola e de satisfazer os requisitos de inglês o contrato Erasmus foi, então, assinado. Seguiram-se todas as tarefas logísticas necessárias à mobilidade, marcação da viagem, estadia, etc.

Embora localizada no interior da Holanda, Utrecht é uma cidade estudantil, repleta de população jovem, uma vez que neste território existem imensas escolas e instituições de ensino superior públicas e privadas. Em termos financeiros os custos da mobilidade são suportáveis e a bolsa Erasmus é uma mais-valia, mas conseguir alojamento em Utrecht é muito difícil, pelo que tudo deve ser preparado atempadamente inclusive roupa adaptada para frio e chuva.
A minha receção em Utrecht decorreu muito bem. A minha primeira visita à Universidade impressionou-me, particularmente a magnífica biblioteca universitária do campus de Uithof, na qual tive a possibilidade de participar em conjunto com os meus colegas numa Lecture onde podemos conhecer, observar e tocar em manuscritos do séc. XII, códices e iluminuras lindamente decoradas.
 
Visitei museus de renome internacional e convivi com pessoas da Alemanha, da Áustria, da Grécia, Estados Unidos, Canadá, etc.
Foi uma experiência muito enriquecedora. Recomendo a todos os colegas.

Cláudia Penélope Fournier
Estudante UAb em mobilidade Erasmus em Utrecht




Mais notícias...

Candidaturas a Licenciaturas: Acesso Específico e M23
Mestrados e Doutoramentos: Candidaturas
Congresso de Mediação Intercultural da Rede RESMI
Formação de Utilizadores dos Serviços de Documentação
Receção aos estudantes na Delegação Norte da UAb
Literacia Digital e Boas Práticas Ibéricas
2.ª Exposição Internacional de Orquídeas de Lisboa

Ver Newsletter

 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3