Discurso Direto



Encontro de Instituições e Unidades de Elearning do Ensino Superior

DD

O LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta coorganizou, pelo 6.º ano consecutivo, o eL@IES – Encontro de Instituições e Unidades de Elearning do Ensino Superior, um evento anual onde se tem procurado reforçar o desenvolvimento de práticas de colaboração e de partilha entre as equipas e as unidades de elearning das instituições de ensino superior portuguesas, nomeadamente através da reflexão, debate e troca de experiências de elearning.

O eL@IES 2016 decorreu no passado dia 16 de dezembro, no Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e contou com participantes nacionais e estrangeiros. A Universidade Aberta esteve representada pelos seus estudantes e docentes, alguns dos quais apresentaram posters, e ainda por membros da equipa reitoral e pelo próprio Reitor, que interveio na abertura do evento e ainda no Painel 1, intitulado Referenciais de qualidade em Ensino a Distância.

A conferência de abertura, Quality assurance and accreditation of distance higher education in Europe, foi assegurada pelo Senior Executive Advisor da EADTU – European Association of Distance Teaching Universities, Piet Henderikx, cuja apresentação esteve a cargo da Prof.ª Doutora Carla Padrel de Oliveira, Vice-Reitora da Universidade Aberta.

Os conceitos-chave da qualidade e acreditação no ensino a distância foram retomados no Painel 1, numa perspetiva não só europeia, como também internacional e sobretudo nacional, em particular pelo Prof. Doutor Alberto Amaral, Presidente do Conselho de Administração da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, que se referiu ainda ao vazio legal em Portugal como um problema urgente a resolver. Este não é, contudo, o único desafio que se coloca ao ensino a distância nas instituições portuguesas de ensino superior. Outros desafios foram abordados, sob o mote dos Referenciais de qualidade em Ensino a Distância, sendo que o Prof. Doutor João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra, mencionou por exemplo a avaliação e a certificação, partindo do pressuposto base de que a qualidade (interna) é entendida no sentido da melhoria contínua. Já o Prof. Doutor Paulo Dias, Reitor da Universidade Aberta, entre outros aspetos, aludiu a um entendimento da qualidade do ponto de vista quer da regulação, quer da inovação e investigação, quer igualmente de modelos e práticas pedagógicas, salientando que um modelo certificado traduz confiança, como é o caso do Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta.

Apesar de nas várias edições do eL@IES se terem vindo a (re)conhecer algumas respostas a desafios do elearning, em futuras edições, designadamente na próxima, a realizar no Instituto Politécnico de Castelo Branco, será legítimo voltar a colocar a questão sobre a multiplicidade e variabilidade nos mecanismos de qualidade em ensino a distância, aspetos prementes para os quais a Universidade Aberta e o LE@D têm procurado contribuir, a nível nacional e internacional.

Teresa Cardoso
Coordenadora do LE@D


Mais notícias...

Bolsa de Investigação para Licenciado - Concurso aberto
Curso de Qualificação para Estudos Superiores (CQES)
ISO 9001: Implicações nos procedimentos da UAb
UAb celebra protocolo com a Fundação da Juventude
Investigação UAb
Congresso Internacional Liderança e Tomada de Decisões das Elites
Assembleia Geral dos Antigos Alunos da UAb
Cerimónia de atribuição de cartas de mérito académico

Ver Newsletter

 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3