Notícia



Sede da UAb acolhe Noite da Literatura Europeia

Notícia

O Palácio dos Condes de Ceia, em Lisboa, sede da Universidade Aberta (UAb), é um dos espaços que recebe, na noite de 06 de junho de 2015, a 3.ª edição da Noite da Literatura Europeia (NLE). A iniciativa é organizada pelos institutos culturais e embaixadas que integram a rede EUNIC Portugal e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Depois do sucesso das duas últimas edições, a Noite da Literatura Europeia regressa a 6 de junho ao Príncipe Real para festejar, em plenas Festas de Lisboa, a literatura europeia com um serão literário criativo e invulgar. Ao longo de cinco horas, entre as 18h e as 23h desse sábado, vários atores portugueses vão ocupar espaços emblemáticos do Príncipe Real para realizar sessões de leitura que, na sua maioria, serão acompanhadas por escritores convidados pelos institutos europeus culturais sediados em Lisboa ou pelas embaixadas representativas. As leituras, de entrada livre e com uma duração entre 10 e 15 minutos, repetem-se de meia em meia hora para que o público possa visitar todos os espaços e assistir a todas as sessões programadas.

Os dez escritores europeus presentes na edição deste ano são: Thomas Melle (Alemanha), Elfriede Jelinek (Áustria), Rafael Chirbes (Espanha), Salla Simukka (Finlândia), Chantal Thomas (França), Maira Papathanasopoulou (Grécia), Chiara Gamberale (Itália), Afonso Reis Cabral (Portugal), Simona Racková (República Checa) e Ioan Es. Pop (Roménia). Os excertos das suas obras, com temáticas e estilos variados, entre a prosa, a poesia e o teatro, serão lidos por um ou mais atores.

No Palácio Ceia, sede da Universidade Aberta, na Rua da Escola Politécnica, no dia 6 de junho de 2015, sábado, entre as 17 e 21 horas, a atriz Liliana Leite irá ler excertos do livro de poesia “Přítelkyně” (Amiga) da escritora checa Simona Racková.

Aceda a http://www.literaturenights.eu/cs/2015/city/179-lisbon/page/603-projeto/?lang=pt e leia mais sobre 3.ª edição da Noite da Literatura Europeia.




 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3