Notícia



Novo projeto de modernização administrativa na UAb

Notícia

Prosseguindo numa estratégia de continuada desmaterialização de processos, virtualização e melhoria contínua, a Universidade Aberta (UAb) acaba de ver aprovado um projeto financiado, no âmbito do Sistema de Apoio à Modernização Administrativa, o primeiro de um conjunto de vários que visam reforçar a trajetória institucional no sentido da modernização e visão de futuro relativamente ao acesso à formação superior e ao conhecimento nas atuais redes digitais.

Este primeiro projeto, SecVESaD (Secretaria Virtual para o Ensino Superior a Distância), coordenado pelo Pró-reitor para o Campus Virtual e Modernização Tecnológica, prof. doutor Vitor Rocio e pelo Pró-reitor para a Gestão de Projetos de Investigação e Desenvolvimento, prof. doutor José Porfírio, visa atingir um novo nível de virtualização dos processos académicos de interação com os estudantes e candidatos, e interoperar com as plataformas e mecanismos criados para a administração pública, nomeadamente o Portal do Cidadão, bolsa de documentos do cidadão e o portal RES (Reclamações, Elogios e Sugestões).

A UAb, pela sua natureza, já atinge um alto grau de virtualização de processos, que permite ao estudante candidatar-se, inscrever-se e frequentar a sua formação sem ter de se deslocar ou trocar correspondência em papel com a UAb.
É o primeiro de vários projetos previstos, enquadrados numa estratégia institucional integrada de modernização dos serviços online, e alinhados com as linhas de orientação governamentais para a administração pública. Pretende-se com esta estratégia intervir ao nível da avaliação imediata de serviços, da autenticação federada (permitindo autenticação via Cartão do Cidadão e Chave Móvel Digital também na UAb), na UAb, e da certificação de atributos profissionais associados aos dados do cidadão.

É articulada também com esta estratégia a participação da UAb na iniciativa Estudante ID promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o objetivo de atribuir um identificador digital a todos os estudantes do ensino superior que o acompanhe em todo o seu percurso académico, independentemente da instituição que frequenta em cada momento.





 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3