Notícia



Comissão Europeia distingue UAb com selo de qualidade

Notícia

No final de dezembro passado, a Comissão Europeia atribuiu o Selo de Qualidade Suplemento ao Diploma à Universidade Aberta (UAb), válido para o período de 2013-2016.


Trata-se de uma distinção honorária conferida pela Comissão Europeia a instituições de ensino superior que aplicam o Suplemento ao Diploma de forma rigorosa e gratuita. O processo implica a apresentação de candidatura e subsequente avaliação por uma comissão de peritos independentes.

Desde 2008 que a UAb segue as diretrizes de Bolonha, nomeadamente no que respeita à aplicação do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) e a emissão de Suplementos ao Diploma bilingues (português e inglês) e gratuitos.

O Suplemento ao Diploma enquadra-se nas recomendações da Declaração de Bolonha, sendo um dos instrumentos fundamentais na avaliação das competências dos diplomados, essencial para a transparência e o reconhecimento das suas qualificações para fins académicos e profissionais, facilitando a sua mobilidade e empregabilidade.

A estrutura do Suplemento ao Diploma segue o modelo elaborado pela Comissão Europeia, pelo Conselho da Europa e pela UNESCO/CEPES. Tem por objetivo fornecer dados independentes e suficientes para melhorar a transparência internacional e o reconhecimento académico e profissional equitativo das qualificações (diplomas, graus, certificados, etc.). É um documento complementar do diploma que é conferido no final de um programa de estudos e em que consta a descrição do sistema de ensino superior do país de origem do diploma, a caraterização da instituição que ministrou o ensino e que conferiu o diploma, assim como informação detalhada sobre a formação realizada, seus objetivos e resultados obtidos. Prevê também a menção de atividades extracurriculares desenvolvidas em paralelo com o percurso académico (como, por exemplo, o desempenho de funções de natureza associativa, de atividades culturais ou editoriais e a participação em períodos de mobilidade).

A presente distinção resulta da aposta que a Universidade fez na qualidade e no fortalecimento da sua estratégia de internacionalização e vem reconhecer o trabalho desenvolvido no que respeita à valorização nacional e internacional da formação dos seus estudantes.

Mais informações em http://www.uab.pt/web/guest/estudar-na-uab/estudante/suplemento-ao-diploma.




 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3