Notícia



Alargamento da rede de Centros Locais de Aprendizagem

Notícia

A Universidade Aberta (UAb) alargou a rede de Centros Locais de Aprendizagem (CLA) com a entrada em funcionamento, desde dezembro de 2013, de dois novos CLA: Montijo e Porto de Mós. As novas coordenadoras são Lara Caeiro e Séfora Silva, respetivamente, tendo já ambas participado no último encontro anual dos CLA/UMCLA.

Os CLA são núcleos vocacionados para a promoção de atividades orientadas pelos princípios da Aprendizagem ao Longo da Vida. Resultam da criação de parcerias entre a UAb e a sociedade civil, procurando desenvolver uma intervenção, em termos culturais e educativos, enquadrada nas dinâmicas locais e de acordo com as especificidades da respetiva área de influência.

Pretendendo favorecer o acesso de amplos setores populacionais à Sociedade da Informação e do Conhecimento, a sua ação privilegia a aquisição de competências no uso das Tecnologias Digitais, bem como o desenvolvimento de outras competências - académicas, profissionais, culturais e cívicas - em diferentes áreas. Neste sentido, dinamizam ações educativas de âmbito formal, não-formal e informal, com vista à oferta de oportunidades de aprendizagem às populações que, por circunstâncias geográficas, são particularmente suscetíveis de exclusão.

Cabe ainda aos CLA facultar o suporte logístico e instrumental aos estudantes residentes na respetiva área de intervenção, assim como a responsabilidade de coordenação e organização do processo de avaliação presencial.
A divulgação da oferta educativa da UAb, e da especificidade do seu sistema de ensino-aprendizagem, faz parte das funções atribuídas aos CLA.



 © Universidade Aberta 2008    Otimizado para: Resolução 1024x768 / Internet Explorer 7 / Firefox 3