A Universidade Aberta (UAb) associa-se ao
trendence Institute na maior pesquisa europeia sobre Educação e Carreira, o
trendence Graduate Barometer Europe 2014, e convida os seus estudantes a participarem neste inquérito anual online, até dia 10 de fevereiro próximo, expressando a sua opinião sobre temas relacionados com os seus estudos e a sua carreira profissional.
Desde o seu lançamento, em 2003, o número de participantes neste inquérito tem vindo a aumentar. A edição de 2013 contou com a participação de cerca de 530.000 estudantes, graças ao envolvimento de mais de 1.150 instituições de ensino superior, num total de 27 países.
O trendence Graduate Barometer disponibiliza informações privilegiadas às instituições de ensino superior sobre as expetativas e as preferências dos seus estudantes e facilita a sua articulação com o mercado de trabalho. Os resultados destes estudos são um suporte valioso para várias organizações, departamentos de recursos humanos e universidades, uma vez que contêm informações úteis e representativas sobre os futuros profissionais. Contribuem, igualmente, para que as universidades possam promover e desenvolver estratégias mais coerentes e sustentadas com vista a uma maior e melhor interligação com o mercado de trabalho.
Apesar das questões apresentadas no inquérito terem sido pensadas sobretudo para modelos de ensino presenciais, e para populações estudantis não ativas profissionalmente, qualquer análise comparativa entre a UAb e a média portuguesa, e/ou média europeia, deverá ter em consideração a especificidade do tipo de ensino ministrado (elearning) e o perfil-tipo dos estudantes.
Na edição de 2013, os estudantes da UAb que responderam ao inquérito valorizaram positivamente, muito acima da média portuguesa, as infraestruturas tecnológicas, os conteúdos e o modelo de organização dos cursos.
No que respeita aos indicadores relativos aos serviços administrativos, à reputação académica institucional e à qualidade do corpo docente, em termos de competência e de disponibilidade para a ajuda, apresentam valores comparáveis aos das médias europeia e portuguesa.
O inquérito está disponível, até 10 de fevereiro de 2014, em
www.trendence-gradbarometer.eu.